Ricardo Antunes: corremos o risco de virar uma imensa Índia

‘Se o próximo governo não revogar as medidas de Temer e Bolsonaro, o Brasil terá uma gigantesca massa de miseráveis’, aponta o sociólogo. Assista na TV 247

Ricardo Antunes
Ricardo Antunes (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sociólogo do trabalho, Ricardo Antunes, falou à TV 247 sobre a necessidade urgente de se revogar todas as medidas adotadas pelo ex-presidente Michel Temer e por Jair Bolsonaro como única saída para evitar uma explosão de miséria no Brasil.

“Nós temos que ter uma reflexão muito sintonizada com a maioria esmagadora. A humanidade é a maioria, e esta maioria está sofrendo: desemprego, informalidade, precarização, pandemia, morte, estresse no trabalho, acidente no trabalho, mortes no trabalho. O IBGE criou uma coisa em maio, corretamente, que disse: ‘está diminuindo o nível de informalidade no Brasil’. Ele tinha razão, mas quem não leu a matéria não entendeu. Sabe o que o IBGE disse? Está diminuindo o nível de informalidade no Brasil porque o informal está se desempregando, nós criamos a figura do ‘informal desempregado’. Aonde nós vamos parar?”, relatou Antunes.

O professor comparou a situação do Brasil à chilena, na qual a população forçou as autoridades a pôr fim à Constituição que foi herdada da ditadura como forma de reerguer o país. Assim, ele defende a revogação de todas as atitudes tomadas no Brasil desde o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff. “Não se esqueça do Chile. Uma semana antes das rebeliões começarem no ano passado no Chile a imprensa mundial e brasileira dizia que o Chile era o país mais bem realizado na América Latina, tudo funcionava bem. Em seis meses ruiu aquela coisa e três semanas atrás a população chilena exigiu o fim da Constituição da ditadura do Pinochet e uma Constituinte livre, autônoma e soberana. Nós temos que ter uma coisa clara: qualquer governo que queira recuperar a dignidade do País, qualquer, tem que ter o mínimo de coragem e dizer isto antes, que vai revogar tudo que foi feito sob Temer e Bolsonaro. Revogar, porque se não o Brasil vai se tornar uma imensa Índia, 300 ou 400 milhões de miseráveis eu vi na Índia”.

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247