Sanções a Belarus podem encarecer alimentos no Brasil, afirma ministra

Barreiras econômicas dos EUA e da União Europeia podem prejudicar fornecimento de fertilizantes da Belarus para a safra de verão no Brasil

www.brasil247.com - Ministra Tereza Cristina
Ministra Tereza Cristina (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


Metrópoles - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo, nesta terça-feira (16/11), que o governo federal age para evitar que as sanções econômicas contra Belarus por violação dos direitos humanos provoquem mais uma disparada no preço dos alimentos no Brasil. O país europeu é responsável por 20% do potássio usado como fertilizante no campo brasileiro.

O presidente Alexander Lukashenko é acusado de permitir que pessoas do Oriente Médio entrem na Europa usando Minsk, capital de Belarus, como rota e sigam para a fronteira polonesa. Nesse cenário, a União Europeia decidiu aplicar sanções ao país.

Em entrevista exclusiva ao jornal, a ministra Tereza Cristina revelou a preocupação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao assunto. Barreiras econômicas dos EUA e da União Europeia podem prejudicar o fornecimento de fertilizantes de Belarus para a próxima safra de verão no Brasil. Tereza Cristina garantiu, no entanto, que a atual safra brasileira já está garantida. “Inclusive está plantada mais de 70%.”

Leia a íntegra no Metrópoles.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email