Vendas no varejo crescem 3,6% em setembro, mostra ICVA

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos no país, aponta que a receita nominal teve alta de 5,8%

Cliente faz compras em supermercado em São Paulo
Cliente faz compras em supermercado em São Paulo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Reuters - As vendas no varejo brasileiro cresceram 3,6% em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, descontada a inflação, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos no país.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA teve alta de 5,8%.

De acordo com a Cielo, o resultado do mês foi impulsionado na comparação com setembro do ano passado em razão da realização, pela primeira vez, da ‘Semana do Brasil’. O evento - organizado pelo governo e que contou com a adesão de várias empresas varejistas - respondeu por 30% da aceleração das vendas de agosto para setembro, disse na nota.

“O resultado de setembro seria ainda melhor não fosse a troca de um sábado, dia forte de vendas, por uma segunda-feira”, afirmou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, na nota. Segundo ele, não se deve esperar o mesmo ritmo de crescimento em outubro porque eventos como a Semana do Brasil não ocorrem todos os meses.

Por Paula Arend Laier

Ao vivo na TV 247 Youtube 247