CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Vivo quer organizar oligopólio no celular

Operadora controlada pela Telefônica, que está assumindo o controle da Telecom Italia, pretende assumir o controle da TIM Brasil e segregá-la; assim, a operadora seria controlada pelo trio formado por Vivo, Claro e Oi; ou seja, o Brasil que tem uma telefonia celular cara e ruim ficaria com um mercado ainda menos competitivo; será que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, vai permitir?

Operadora controlada pela Telefônica, que está assumindo o controle da Telecom Italia, pretende assumir o controle da TIM Brasil e segregá-la; assim, a operadora seria controlada pelo trio formado por Vivo, Claro e Oi; ou seja, o Brasil que tem uma telefonia celular cara e ruim ficaria com um mercado ainda menos competitivo; será que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, vai permitir? (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O grupo espanhol Telefônica tem um plano para o Brasil: assumir o controle da TIM e organizar um oligopólio da telefonia celular no Brasil, convidando para a festa anticoncorrencial os grupos Claro e Oi. Será que o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, vai permitir?

Abaixo, noticiário da Reuters: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Telefónica prepara oferta conjunta por TIM Brasil, diz jornal italiano

MILÃO, 3 Jan (Reuters) - A Telefónica está trabalhando em uma oferta conjunta para assumir a TIM Participações e quebrar a unidade wireless local da Telecom Itália, também conhecida como TIM Brasil, disse um jornal italiano nesta sexta-feira citando "fontes confiáveis​​".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O órgão antitruste do Brasil, o Cade, disse no mês passado ao grupo de telecomunicações espanhol que ou venda sua participação na TIM Brasil ou busque um novo parceiro para o seu negócio de telefonia móvel Vivo.

O jornal italiano Il Sole 24 Ore disse que a Telefónica, que em parte é dona da TIM Brasil por meio de seus 15 por cento de participação na Telecom Italia, está buscando criar um veículo de investimento com os seus dois principais rivais no mercado móvel brasileiro para comprar a unidade e separá-la.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois rivais são a America Movil de Carlos Slim, dono da operadora móvel Claro, e a brasileira Oi.

A Telefónica não quis comentar. A Telecom Italia não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O jornal disse que o banco de investimento Pactual trabalha no negócio. O veículo pode receber financiamento de bancos estatais para promover a consolidação do setor.

O jornal acrescentou que uma oferta pela TIM Brasil poderia ocorrer antes do fim do mês, e disse que o conselho da Telefónica se reunirá no início da próxima semana para discutir o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já o jornal italiano Il Giornale informou que o comitê estratégico da Telefónica poderia se reunir na segunda-feira para discutir o assunto.

Em dezembro, fontes disseram à Reuters que a Telefónica tinha 18 meses para reduzir o controle no mercado de telefonia móvel brasileiro, dando-lhe tempo para prosseguir com a sua opção preferida: vender a TIM da Telecom Italia entre meados de 2014 e meados de 2015.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Reportagem de Stephen Jewkes e Valentina Za)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO