Celso Amorim: valores fundamentais estão em jogo na eleição presidencial dos EUA

Em entrevista, ex-ministro Celso Amorim diz que valores básicos estão em jogo na eleição presidencial dos Estados Unidos e isso terá influência no mundo inteiro, "principalmente nos países que têm o atual presidente americano como modelo”

Celso Amorim, Donald Trump e Jair Bolsonaro
Celso Amorim, Donald Trump e Jair Bolsonaro (Foto: Brasil 247 | Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Em algumas horas ou dias, o mundo vai saber quem ocupará a presidência dos Estados Unidos. Mas não é apenas pela descoberta do novo eleito que as eleições norte-americanas têm sido notícia. Há muito a temer este ano como os discursos de campanha, a pandemia de Covid-19 que está aumentando, hospitais lotando novamente e empresas que permanecem fechadas.

Para o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, convidado de Heloísa Villela em live semanal no canal de Eduardo Moreira, os perigos são reais. “Essa é uma eleição na qual os valores básicos estão em jogo e isso terá uma influência no mundo inteiro, principalmente nos países que têm o atual presidente americano como modelo.”

“O modelo de atitude, de estilo, de personalidade [de Trump] é também o modelo dos valores básicos, ao meu ver absurdos, que ele prega. Se na maior democracia do mundo, você pode eleger uma pessoa como o Trump, isso pode acontecer em qualquer lugar”, afirma.

Amorim ainda destaca que apenas o candidato democrata Joe Biden é capaz de oferecer esperança de mudanças para o cenário atual. “Também teremos um impacto grande no mundo todo, porque os Estados Unidos têm uma presença muito forte, mas será um impacto cultural voltado a temas como direitos humanos, minorias, clima e comércio”, pontua.

Veja a íntegra da entrevista:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247