United e Liverpool tentam se filiar a nova super liga europeia

Financiadores pretendem arrecadar um pacote de financiamento de 6 bilhões de dólares

(Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Reuters - Manchester United e Liverpool estão conversando com clubes de elite da Europa para se filiarem a um novo torneio apoiado pela Fifa que reformularia o cenário do futebol global, noticiou o canal Sky News nesta terça-feira.

O Manchester United não quis comentar a reportagem, e o Liverpool não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Citando fontes não identificadas da “indústria do futebol”, o Sky disse que mais de 12 times das ligas inglesa, francesa, alemã, italiana e espanhola --as cinco maiores da Europa-- estão negociando para se tornarem os membros fundadores do novo torneio, batizado de Primeira Liga Europeia, que tem data de estreia provisória para 2022.

A reportagem acrescentou que os financiadores pretendem arrecadar um pacote de financiamento de 6 bilhões de dólares para impulsionar a nova competição.

A Fifa, que organiza o futebol mundial, está trabalhando em um novo formato, que deve contar com 18 times disputando partidas durante a temporada europeia convencional antes de uma fase eliminatória, disse o Sky, acrescentando que nem a Fifa nem a Uefa comentou a matéria.

A Reuters abordou as duas organizações para obter comentários, e nenhuma respondeu de imediato.

A ideia de uma super liga europeia foi aventada com frequência ao longo dos últimos 20 anos, mas a Uefa se opunha fortemente a ela.

Em dezembro de 2018, a revista alemã Der Spiegel, citando documentos vazados, disse ter descoberto planos instigados pelo Real Madrid, juntamente com outros clubes europeus de primeiro escalão, para a criação de uma liga alternativa.

Após a reportagem, o grupo das Ligas Europeias (EL), que representa 25 delas, incluindo a inglesa, a alemã e a espanhola, expressou sua “oposição forte” a qualquer plano do tipo.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247