A TV do Instagram pode ameaçar o Youtube?

Lançada para concorrer com o Youtube, a IGTV, do Instagram, tenta atrair produtores de conteúdo, mas ainda não abriu espaço para a monetização – o que deve ser uma questão de tempo

A TV do Instagram pode ameaçar o Youtube?
A TV do Instagram pode ameaçar o Youtube?

Por Henrique Sobreira, para o Digiclub – Recentemente o Instagram, uma das rede sociais mais populares do mundo, introduziu sua nova plataforma de compartilhamento de vídeos: a Instagram TV (IGTV). Podendo ser encontrada no newsfeed do Insta, e também em um aplicativo próprio já disponível para IOS, a IGTV promete ser a nova concorrente do Youtube. Mas qual foi a reação do mercado online à ideia trazida pelo Instagram?

De fato, foi muito positiva. O Instagram já oferecia aos profissionais de marketing diversos modelos para anunciarem seus produtos na plataforma. Banners e campanhas por meio de sempre foram uma opção viável, porém, recursos em vídeo acabavam por serem relativamente limitados, podendo somente ter durações de 3 ha 60 segundos. Agora com a IGTV, esse tempo é estendido em até uma hora, e ainda conta com a mesma visão vertical de mídia que a plataforma oferece em seu feed.

De acordo com o Digiday, site de novidades do ramo de marketing e mídias digitais, diversas marcas já começaram a experimentar o novo modelo de conteúdo e também já criaram seus canais. Entre elas estão a Nike, a Chipotle, a Netflix, a Gucci e a Louis Vuitton, que utilizaram-se de vídeos curtos, como animações no caso da Nike que realizou sua campanha para a Copa do Mundo, e também, de uns com durações mais longas, como foi com a Netflix que postou um vídeo do ator Cole Sprouse comendo um hambúrguer por uma hora. Estes são somente alguns exemplos de anunciantes que começaram a descobrir a nova plataforma.

Outro fato interessante, é que a IGTV pode atrair diversos produtores de conteúdo, principalmente da maior plataforma de vídeos que existe: o Youtube. Grandes nomes desta rede social já expressam seu desinteresse por ela, devido a facilidade de seus vídeos poderem ser facilmente desmonetizados a qualquer momento. Por conta disso, muitos youtubers, já migram pra outras badaladas redes de compartilhamento de vídeos e live streams, como o Twitch e o YouNow, ou seja, a aposta do Instagram também poderia ser uma opção viável a produtores de conteúdos que buscam diversificar seus meios de transmissão.

Porém, até o momento, a Instagram TV não está mostrando anúncios, por ainda estar em seus dias iniciais de funcionamento. De acordo com Ilyse Liffreing, que escreveu a matéria “How brands are using Instagram’s new long-form video feature, IGTV” no site Digiday, foi dito por um assessor de imprensa do Instagram que “isso poderá mudar no futuro, e que a plataforma está estudando e testando novas maneiras de ajudar criadores a monetizarem seus conteúdos”.

As expectativas estão altas com a novo modelo de vídeos do Instagram que até então promete arrastar os anunciantes para seu meio, claramente, quando se possibilitarem formas para anunciar dentro dela. Se os tão populares influenciadores digitais, blogueiros e youtubers decidirem que a IGTV vale a pena, com certeza, ela estará entre as principais plataformas utilizadas pelos internautas.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247