CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

AL aprova indicação de Saulo Mesquita ao TCE

Nome do procurador de contas foi enviado ao Parlamento pelo governador Perillo após apreciação de lista tríplice; o processo de escolha, contudo, está na Justiça, já que a Associação Nacional do Ministério Público de Contas questiona o critério adotado para a formação da lista, o merecimento, em detrimento da antiguidade; o TJ e o STJ já analisaram medida cautelar solicitada no caso, mas negaram a concessão de liminar para interromper a escolha; pelo critério da antiguidade, novo conselheiro deveria ser o procurador Fernando Carneiro, críitico contumaz (entre outros malfeitos) do nepotismo na corte

Nome do procurador de contas foi enviado ao Parlamento pelo governador Perillo após apreciação de lista tríplice; o processo de escolha, contudo, está na Justiça, já que a Associação Nacional do Ministério Público de Contas questiona o critério adotado para a formação da lista, o merecimento, em detrimento da antiguidade; o TJ e o STJ já analisaram medida cautelar solicitada no caso, mas negaram a concessão de liminar para interromper a escolha; pelo critério da antiguidade, novo conselheiro deveria ser o procurador Fernando Carneiro, críitico contumaz (entre outros malfeitos) do nepotismo na corte (Foto: Realle Palazzo-Martini)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás247_ O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou em sessão ordinária, na tarde desta terça-feira (20), a indicação do nome do procurador de contas do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Marques Mesquita, para o cargo de conselheiro daquela Corte. A matéria foi aprovada com um placar de 28 votos favoráveis e cinco contrários.

A indicação, segundo o governo, se dá em decorrência da aposentadoria do conselheiro Gerson Bulhões Ferreira. Assim, conforme justificativa apresentada e considerando a necessidade de preenchimento definitivo da vaga reservada aos membros do Ministério Público, entre outros fatores, o indicado, segundo o governo, se apresenta como pessoa qualificada para o provimento do cargo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Saulo Marques Mesquita é o primeiro dentre os apresentados em lista tríplice do TCE elaborada pelos membros de seu Tribunal Pleno e composta seguidamente pelos nomes de Eduardo Luz Gonçalves e Silvestre Gomes dos Anjos.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Saulo Marques Mesquita exerceu o cargo de Técnico Judiciário junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). Em seguida, foi aprovado nos concursos para Promotor de Justiça do Estado de Rondônia (3º lugar) e Juiz de Direito do Estado do Tocantins (1º lugar).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O indicado foi também professor de Direito Civil do Centro Universitário Unirg. Exerceu a magistratura de 2002 a 2010, quando tomou posse no cargo de Procurador do Ministério Público junto ao TCE-GO.

Justiça

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A indicação de Mesquita foi questionada na Justiça pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas. O ministro Humberto Martins, da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, porém, indeferiu a Medida Cautelar no último dia 16. A liminar requeria a suspensão do trâmite do processo de elaboração de lista tríplice pelo TCE. Tentativa idêntica também foi frustrada junto ao Tribunal de Justiça de Goiás.

O questionamento da associação é referente ao critério adotado na elaboração da lista encaminhada ao governador Marconi Perillo, que adotou o critério do merecimento em detrimento da antiguidade. A alegação é de que o merecimento atende a critérios subjetivos. Se fosse observada a antiguidade, o nome para compor o conselho do TCE deveria ser o do procurador Fernando Carneiro, notadamente crítico de malfeitos na corte, como a prática de nepotismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO