CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

As chances de medalha de Pernambuco em Londres

A corredora Keila Costa, a nadadora Joanna Maranhão e as pentatletas Yane Marques e Priscila Oliveira são as grandes esperanças pernambucanas nos Jogos Olímpicos 2012

As chances de medalha de Pernambuco em Londres (Foto: Edição/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Leonardo Lucena _PE147 – Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 foram abertos oficialmente, na última sexta-feira (27), numa belíssima cerimônia que emocionou o mundo. Agora, a expectativa fica por conta das conquistas que cada nação buscará nas inúmeras provas a serem disputadas ao longo de toda a competição. E os pernambucanos, claro, ajudarão o Brasil a tentar alcançar o maior número de medalhas possível.

A corredora Keila Costa, a nadadora Joanna Maranhão, as pentatletas Yane Marques e Priscila Oliveira, a marchadora Érica Rocha e o lançador de martelo Wagner Domingos são as grandes esperanças de medalhas para Pernambuco nos Jogos. Desses, Joanna é a mais experiente, tendo duas Olimpíadas no currículo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A nadadora conseguiu fazer história na natação feminina, quando, em 2004, bateu o recorde brasileiro nos 400 metros medley (quando o atleta nada os quatro estilos da natação numa só prova: borboleta ou golfinho, costas, peito e craw ou livre), com o tempo de 4min40s00, assegurando a quinta colocação. Joanna Maranhão, de 25 anos, já afirmou que esta será sua última Olimpíada. Em Londres, a atleta disputará essa mesma prova, na qual se classificou obtendo o tempo de 4min40s79, 96 centésimos abaixo do exigido para se garantir nos Jogos Olímpicos.

Na última grande competição que disputou, os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, México, no ano passado, Joanna conseguiu duas medalhas de prata, sendo uma nos 400 m medley, cravando 4min46s33, e no revezamento 4 x 200 metros livre e uma de bronze nos 200 metros medley, com o tempo de 2min15s08. Nas Olimpíadas de Pequim (China), em 2008, a nadadora não ganhou medalha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No atletismo, Keila Costa, 29 anos, natural do município de Abreu e Lima (Grande Recife), disputará o salto triplo, após ter alcançado a marca dos 14,31m na abertura do Diamond League em Doha, no Catar. A pernambucana disputaria o Troféu Brasil, realizado na cidade de São Paulo entre os dias 27 de junho e 2 de julho. Mas, por conta de uma cãibra, preferiu não arriscar e não competiu. Dessa forma, como a competição valia vaga nas olimpíadas, Keila não vai concorrer no salto em distância.

A saltadora é dona de duas medalhas de prata obtidas nos Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a atleta saltou 14,38 metros no salto triplo, e 6,73 metros no salto em distância. Em Pequim, Keila assegurou a 11˚ posição no salto em distância, atingindo a marca dos 6,43 metros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já Yane Marques, 28 anos, do município de Afogados da Ingazeira (Sertão), disputará as Olimpíadas pela segunda vez. Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, Yane ficou em 18° na classificação geral, com 5.332 pontos. Em Pan-Americanos, a pernambucana recebeu medalha de ouro, em 2007, quando fez 5.434 pontos.

No caso do pentatlo moderno (esporte de cinco modalidades: hipismo, natação, esgrima, tiro e corrida), não há uma pontuação mínima determinada, pois a Federação Internacional de Pentatlo Moderno é que estabelece as competições que valerão vaga nos jogos, mencionando, também, o número de vagas de cada disputa. A pentatleta conseguiu vaga no Pan-Americano de Guadalajara, México, com 5.260 pontos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outras quatro representantes do Estado em Londres em esportes coletivos são: Daniele Rodrigues, 27 anos, e Jacqueline Carvalho, 28 anos. Ambas estão na Seleção de Vôlei, sendo levantadora e ponta, respectivamente; No futebol, a goleira, Bárbara Micheline, 24 anos; Por sua vez, Samira Pereira, 23 anos, ponta esquerda do Handebol.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO