CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Atuação de senador evita “explosão do vulcão” de Palmeira dos Índios

Uma negociação só pode prosperar se inexistir vencedores e vencidos, pois é uma questão que só pode ser resolvida com o estabelecimento do diálogo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Usando uma figura de linguagem, a questão da demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios estava quente como a larva vulcânica. Pequenos conflitos foram registrados, como se fossem pequenas erupções.

Nos últimos anos, e principalmente nas últimas semanas, o clima de animosidade só aumentou. Não estava distante a possibilidade de confronto armado. De um lado produtores rurais que há décadas e gerações tomaram conta das terras. Do outro, os verdadeiros donos, os descendentes indígenas, que ganharam na justiça o direito à demarcação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há que ser reconhecido, entretanto, que a atuação política e pacificadora do senador Fernando Collor (PTB-AL), em Brasília, reduziu a temperatura que estava a ponto de explodir, a tal ponto que, não seria surpresa, poderia se transformar num banho de sangue.

Ao chamar para participar da questão o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que virá a Alagoas, Collor evita uma ruptura, traz o Governo Federal para participar da questão, e abre uma janela para a possibilidade de entendimento, de uma solução que não seja totalmente negativa para um dos lados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E é essa a consciência que produtores e a comunidade indígena devem ter: Uma negociação só pode prosperar se inexistir vencedores e vencidos, pois é uma questão que só pode ser resolvida com o estabelecimento do diálogo. Caso não ocorra e caso haja um vencedor, o vulcão pode explodir definitivamente.

Aí, só teremos lamentações. E perdedores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO