Aumenta intenção de viagem de carro em Belo Horizonte, diz estudo

A intenção de pegar a estrada quase dobrou em dezembro de 2015 em comparação ao mesmo período de 2014, atingindo a marca de 53,3% das intenções de viagem, segundo estudo do Ministério do Turismo

Aumenta intenção de viagem de carro em Belo Horizonte, diz estudo
Aumenta intenção de viagem de carro em Belo Horizonte, diz estudo
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Carolina Valadares

As próximas viagens dos turistas de Belo Horizonte deverão ser feitas de carro. Esta é a conclusão do estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. Para 53,3% dos entrevistados que informaram ter interesse em viajar nos próximos seis meses, a viajem será feita de carro. O valor é quase o dobro do observado em dezembro de 2014, quando 27,9% dos entrevistados optaram pelo transporte. O avião fica em segundo lugar com 33,5%, seguido do ônibus com 12,5%.

Na hora de decidir onde se hospedar, os turistas da capital mineira deverão optar principalmente pela casa de parentes e/ou amigos (37,7%), seguido de hotel/pousada (35, 4%), residência própria (14,9%), residência alugada (6,5%) e campings, albergues, entre outros (5,5%). A procura pela casa de amigos e parentes cresceu 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

 
 Lagoa da Pampulha. Crédito: Marcelo Rosa


Para 91,7% dos viajantes de Belo Horizonte que desejam viajar, o próximo destino será nacional. Destes, 79,7% deverão visitar outras regiões e 20,3% irão fazer turismo dentro do próprio Estado de Minas Gerais.

SONDAGEM NACIONAL – De acordo com o estudo, os destinos nacionais lideram a intenção de viagem de 86,4% dos turistas brasileiros que demonstraram intenção de viajar nos próximos seis meses. O índice é o maior dos últimos 10 anos. Para os viajantes, as regiões Nordeste (36,9%) e Sudeste (36,8%) serão as mais procuradas, seguidas do Sul (17,3%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (2,6%).

Os turistas com até 35 anos são os que mais demonstraram interesse pelas belezas brasileiras, com 88,9% da intenção. Logo atrás aparecem os viajantes entre 35 e 60 anos (82,7%) e com mais de 60 anos (70%).

“O brasileiro está cada vez mais interessado em conhecer as belezas e encantos do nosso país e esse estudo comprova essa tendência que vem sendo liderada pelos os mais jovens. Eles estão redescobrindo o Brasil e isso deve ser celebrado ”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247