Bacalhau e os Irresponsáveis soltos pelas ruas de Pernambuco

A chegada da quarta-feira ingrata no desanima os folies pernambucanos. O carnaval continua com o tradicional bloco Bacalhau do Batata, que completa 50 anos, e os Irresponsveis de gua Fria, que circulam pelas ruas de Olinda e Recife

Bacalhau e os Irresponsáveis soltos pelas ruas de Pernambuco
Bacalhau e os Irresponsáveis soltos pelas ruas de Pernambuco (Foto: Alexandre Severo/JC Imagem/AE)

Raphael Coutinho _PE247 – Enquanto uns já iniciaram a contagem regressiva para o Carnaval 2013, outros demonstram fôlego para acompanhar qualquer manifestação que ainda aconteça durante a “quarta-feira ingrata”. Embora o encerramento oficial da folia de Momo tenha ocorrido nesta terça-feira (22), incansáveis foliões ainda buscam por blocos que desfilam durante o Dia de Cinzas. E não será difícil de achar. Desfilam neste dia, em Olinda, o tradicional Bacalhau do Batata, enquanto no Recife, Os Irresponsáveis de Água Fria tomam conta das ruas da Zona Norte.

Para quem curte o Carnaval em Olinda, quatro dias de folia não matam a vontade de festejar. Por isso mesmo, nas quartas-feiras de cinzas, muita gente ainda sobe ao Alto da Sé, no bloco do Bacalhau do Batata, que este ano completa 50 anos de desfiles. Uma das coisas que chamam a atenção da agremiação é o estandarte. O objeto é feito na hora, poucas horas antes do bloco sair, com ingredientes do prato que dá nome ao bloco. Bacalhau, verduras, cerveja e cachaça fazem parte da peça, que em si já chama bastante a atenção.

Outro bloco de tradição na quarta, este no Recife, são Os Irresponsáveis de Água Fria. Criado há mais de 20 anos, por um grupo de amigos que não se contentava em passar o dia ingrato trabalhando, o bloco reúne alguns “irresponsáveis” que não trocam a folia pelo trabalho que a cada ano arrasta uma multidão pelas ruas de Água Fria e do Arruda. A expectativa dos organizadores é que em 2012, cerca de 300 mil pessoas acompanhem os oito trios da programação. Este ano um convidado ilustre deverá participar do desfile. O Homem da Meia-Noite também deverá marcar presença junto aos foliões.

TRÂNSITO – Alguns pontos do bairro do Recife Antigo já estão liberados para o tráfego de veículos. Após a apoteose que ocorreu na madrugada desta quarta-feira (22), desde às 6h que técnicos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estão liberando algumas vias, como as ruas Madre de Deus, Alfredo Lisboa e Rio Branco. Outras, no entanto, ainda permanecem bloqueadas devido às estruturas montadas para shows, como é o caso do Cais da Alfândega.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247