Bancos podem ser interditados

Os estabelecimentos que no cumprirem a legislao recifense que versa sobre a segurana dos mesmos sero autuados, multados e, em ltimo caso, ter suas operaes encerradas

Bancos podem ser interditados
Bancos podem ser interditados (Foto: Divulgação, André Dusek/AE e Andréa Rêgo Barros/247)

Raphael Coutinho _PE247 – Após um período de fiscalização realizado por diversos órgãos, como a Polícia Civil, Procon-PE e Diretoria de Controle Ambiental (Dircon) da Prefeitura do Recife, ficou definido que as agências bancárias do Recife que não cumprirem normas de segurança poderão ser multadas, autuadas e até interditadas. A medida foi anunciada em uma audiência pública na última sexta-feira (9), convocada pelo Ministério Público de Pernambuco. O objetivo é reduzir as ocorrências policiais envolvendo os estabelecimentos.

Além disso, a fiscalização, que já vem ocorrendo, deverá ser intensificada. Dados levantados pela Câmara de Vereadores do Recife apontam que quase 100% das agências da cidade não têm alvará de funcionamento.

As pessoas envolvidas diretamente com a segurança desses estabelecimentos, como bancários e vigilantes, tiveram mais uma vitória na Justiça. A corte especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) julgou improcedente ação direta de inconstitucionalidade impetrada pela Febraban contra a Lei Municipal número 17.647. Esta norma dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança pelas instituições bancárias e financeiras. Na ação, a Febraban argumenta que a lei ofende as constituições de Pernambuco e federal. O relator do caso, desembargador Leopoldo Raposo, afirmou em seu voto que o município não ultrapassa os limites de sua competência através da lei, uma vez que trata da segurança de seus munícipes.

 

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247