Barrichello anuncia acordo para correr na Indy em 2012

Aps 19 temporadas na F1, Rubinho ser companheiro de Tony Kanaan na KV Racing; primeira etapa ser dia 25 de maro, na Flrida

Barrichello anuncia acordo para correr na Indy em 2012
Barrichello anuncia acordo para correr na Indy em 2012 (Foto: DIVULGAÇÃO)

O piloto Rubens Barrichello anunciou nesta quinta-feira, em evento realizado em São Paulo, que vai participar da temporada 2012 da Fórmula Indy. O brasileiro assinou contrato com a KV para participar do campeonato após não conseguir permanecer na Fórmula 1, o que havia deixado o seu futuro no automobilismo indefinido.

Na escuderia, Barrichello será companheiro de equipe do também brasileiro Tony Kanaan, que é seu amigo pessoal. A KV tem o ex-piloto Jimmy Vasser como chefe e um de seus donos. Kevin Kalkhoven é o outro proprietário da equipe, que compete na Fórmula Indy desde 2008, quando a categoria foi unificada com a Champ Car.

Aos 39 anos, Barrichello é recordista em provas disputadas na Fórmula 1, participou de 19 temporadas e foi vice-campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 em 2002 e 2004 e competiu na última temporada pela Williams. A equipe inglesa, porém, decidiu não mantê-lo para 2012 e o substituiu pelo também brasileiro Bruno Senna.

Sem vaga na Fórmula 1, Barrichello foi convidado por Kanaan para participar de testes da Indy pela KV. Pela equipe comandada por Vasser, o brasileiro participou de treinos nos circuitos de Sebring, na Flórida, e Sonoma, na Califórnia, antes de ter a sua contratação oficializada.

"Primeiro de tudo eu queria dizer que essa nova fase da minha vida é muito feliz. Era uma coisa que não era esperava, realmente, do fundo do meu coração, quando o Tony me convidou para fazer os testes", disse Barrichello. "Quando sentei no carro não tinha vontade nenhuma de andar devagar, mas não tinha em mente o que viria acontecer nas próximas dez voltas. É um carro muito diferente, é muito rápido, e eu me adaptei", completou.

A temporada 2012 da Fórmula Indy terá 16 etapas, incluindo quatro provas em circuitos ovais, onde Barrichello nunca competiu. O campeonato começará a ser disputado no dia 25 de março, com a disputa da etapa de São Petersburgo, na Flórida, em um circuito de rua.

A corrida em São Paulo, também em pista de rua, no Anhembi, é a quarta do calendário, e está marcada para o dia 29 de abril. Os próximos testes da Fórmula Indy estão marcados para os dias 8 e 9 de março, no circuito de Sebring.

No evento, a KV também confirmou a renovação do contrato de Kanaan por mais duas temporadas. Assim, a Indy já tem três pilotos brasileiros garantidos na temporada 2012 - além de Barrichello e Kanaan, Hélio Castroneves participará do campeonato pela equipe Penske.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247