Base vence em 38 das 50 maiores cidades de Goiás

Coalizão liderada pelo governador Marconi está na disputa nas duas cidades do Estado onde haverá segundo turno: Goiânia, com Vanderlan Cardoso (PSB), e Anápolis, com Roberto do Orion (PTB) – respectivamente o primeiro e o terceiro município em termos populacionais; base de Marconi já reduziu drasticamente o espaço da oposição nos maiores centros urbanos de Goiás; nos 244 municípios (do total de 246) onde a eleição foi decidida em 2 de outubro, a base do governo venceu a disputa em 199

Coalizão liderada pelo governador Marconi está na disputa nas duas cidades do Estado onde haverá segundo turno: Goiânia, com Vanderlan Cardoso (PSB), e Anápolis, com Roberto do Orion (PTB) – respectivamente o primeiro e o terceiro município em termos populacionais; base de Marconi já reduziu drasticamente o espaço da oposição nos maiores centros urbanos de Goiás; nos 244 municípios (do total de 246) onde a eleição foi decidida em 2 de outubro, a base do governo venceu a disputa em 199
Coalizão liderada pelo governador Marconi está na disputa nas duas cidades do Estado onde haverá segundo turno: Goiânia, com Vanderlan Cardoso (PSB), e Anápolis, com Roberto do Orion (PTB) – respectivamente o primeiro e o terceiro município em termos populacionais; base de Marconi já reduziu drasticamente o espaço da oposição nos maiores centros urbanos de Goiás; nos 244 municípios (do total de 246) onde a eleição foi decidida em 2 de outubro, a base do governo venceu a disputa em 199 (Foto: José Barbacena)

Goiás 247 - Os partidos da base aliada do governador Marconi Perillo venceram as eleições para prefeito em 38 dos 50 maiores municípios de Goiás. A coalizão liderada pelo tucano está na disputa nas duas cidades do Estado onde haverá segundo turno: Goiânia, com Vanderlan Cardoso (PSB), e Anápolis, com Roberto do Orion (PTB) – respectivamente o primeiro e o terceiro município em termos populacionais.

Independentemente do resultado na capital e em Anápolis, a base de Marconi já reduziu drasticamente o espaço da oposição nos maiores centros urbanos de Goiás. Nos 244 municípios (do total de 246) onde a eleição foi decidida em 2 de outubro, a base do governo venceu a disputa em 199.

Entre os 50 maiores municípios, o PSDB, partido de Marconi, venceu em 20 cidades. Entre elas, Luziânia com o candidato Marcelo Melo, Águas Lindas, com Hildo do Candando, e em Trindade, com a reeleição de Jânio Darrot. Em todo o Estado, os tucanos elegeram 25 prefeitos a mais que em 2012, saltando de 52 para 77 – alta de 50%.

Ainda são esperados os resultados das duas maiores cidades, Goiânia e Anápolis que terão segundo turno. Na capital, o apoio do PSDB para Vanderlan Cardoso foi fundamental para levar o candidato para o 2° turno. O resultado representou uma derrota para Iris Rezende (PMDB) e para Caiado que acreditavam na vitória no primeiro turno.

A base aliada do governo estadual obteve também 65% dos votos dados aos prefeitos eleitos nos 244 municípios goianos onde a eleição se definiu no 1° turno. Os vencedores da base somaram juntos 873 mil e 398 votos enquanto a oposição amargou quase a metade dos votos da base, obtendo 470 mil e 896 votos.

O PSDB elegeu 35 prefeitos a mais que o PMDB, que venceu em 42 municípios. Na comparação com 2012, o PMDB perdeu 15 prefeitos – de 57 para 42, uma redução de 30% no total de eleitos. O DEM perdeu 7 prefeitos, despencando de 17 para 10, redução de 40%. O partido que mais sofreu em Goiás foi o PT, que em 2012 elegeu 17 prefeitos e, nesta eleição, venceu apenas em duas cidades.

1 – Goiânia
2.º turno entre Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB-PSDB )

2 - Aparecida de Goiânia
Gustavo Mendanha (PMDB)

3 – Anápolis
2.º turno entre João Gomes (PT) e Roberto do Orion (PTB)

4 - Rio Verde
Paulo do Vale (PMDB)

5 – Luziânia
Marcelo Melo (PSDB)

6 - Águas Lindas
Hildo do Candango (PSDB)

7 - Valparaíso de Goiás
Pabio Mossoró (PSDB)

8 – Trindade
Jânio Darrot (PSDB)

9 – Formosa
Ernesto Roller (PMDB)

10 - Novo Gama
Sônia Chaves (PSDB)

11 - Senador Canedo
Zélio Candidato (PSB)

12 – Itumbiara
José Antônio (PTB, com apoio do PSDB)

13 –Catalão
Adib Elias (PMDB)

14 – Jataí
Vinicius Luz (PSDB)

15 – Planaltina
Doutor Davi (PROS, com apoio do PSDB)

16 - Caldas Novas
Evandro Magal (PSDB)

17 - Santo Antônio do Descoberto
Doutor Adolpho (PMDB)

18 – Goianésia
Renato de Castro (PMDB)

19 - Cidade Ocidental
Alair (PR)

20 – Mineiros
Agenor Rezende (PMDB)

21 – Cristalina
Daniel do Sindicato (PSB)

22 – Inhumas
Abelardo Vaz (PP)

23 – Quirinópolis
Gilmar Alves (PMDB)

24 – Jaraguá
Zilomar (PSDB)

25 – Niquelândia
Valdeto (PSB)

26 – Porangatu
Pedro Fernandes (PSDB)

27 – Morrinhos
Rogério Troncoso (PSDB)

28 – Goianira
Carlão da Fox (PSDB)

29 – Itaberaí
Roberto (PP)

30 – Uruaçu
Valmir Pedro (PSDB)

31 - Santa Helena de Goiás
João Alberto Rodrigues (PP)

32 – Posse
Wilton Barbosa (PSDB)

33 – Goiatuba
Zezinho Vieira (PP)

34 - São Luis de Montes Belos
Major Eldecirio (PDT) base

35 – Iporá
Naiçotan Leite (PSDB)

36 - Padre Bernardo
Claudienio (PSDB)

37 - Pires do Rio
Cleide do Gullas (PP)

38 – Minaçu
Nick Barbosa (DEM)

39 - Bela Vista de Goiás
Nárcia Kelly (PTB)

40 – Nerópolis
Gil Tavares (PRB)

41 - Palmeiras de Goiás
Vando Vitor (PSDB)

42 – Itapuranga
Daves Soares (PSDB)

43 – Ipameri
Daniela (PSDB)

44 – Alexânia
Dr. Allyson (PPS)

45 – Piracanjuba
João Barbosa (PMDB)

46 – Pirenópolis
João do Léo (DEM)

47 – Goiás
Selma Bastos (PT) – base

48 - Bom Jesus de Goiás
Daniel Vieira (PTB)

49 - São Miguel do Araguaia
Dr. Nélio (PSDB)

50 – Ceres
Rafaell Melo (PSDB)

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247