CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Caiado quer oficializar CPI do BNDES

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pretende oficializar na próxima semana a CPI do BNDES com a leitura do seu requerimento em plenário; o líder do Democratas toma como base a revista Época que cita a constatação do Ministério Público de uma "malandragem" para driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal e transformar o banco em credor do Tesouro Nacional; “Não podemos fazer cara de paisagem diante do que está acontecendo, nem mesmo ficar no denuncismo. É preciso agir, e a única forma de assumirmos essa responsabilidade é instalando a Comissão Parlamentar de Inquérito”, justifica

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pretende oficializar na próxima semana a CPI do BNDES com a leitura do seu requerimento em plenário; o líder do Democratas toma como base a revista Época que cita a constatação do Ministério Público de uma "malandragem" para driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal e transformar o banco em credor do Tesouro Nacional; “Não podemos fazer cara de paisagem diante do que está acontecendo, nem mesmo ficar no denuncismo. É preciso agir, e a única forma de assumirmos essa responsabilidade é instalando a Comissão Parlamentar de Inquérito”, justifica (Foto: Voney Malta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás247 - A CPI do BNDES poderá ser criada na próxima semana, pelo menos é o que pretende o líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO).  A oficialização deverá ocorrer já na terça-feira (12/05), com a leitura de seu requerimento em plenário. O senador toma como base nova denúncia da revista Época que cita a constatação do Ministério Público de uma "malandragem" para driblar a Lei de Responsabilidade Fiscal e transformar o banco em credor do Tesouro Nacional.

Para Caiado"Não adianta só denunciarmos os fatos sem tomarmos as medidas que cabem a nós, parlamentares. Não podemos fazer cara de paisagem diante do que está acontecendo, nem mesmo ficar no denuncismo. É preciso agir, e a única forma de assumirmos essa responsabilidade é instalando a Comissão Parlamentar de Inquérito. Se os delatores da Lava Jato chamam o Petrolão de 'café pequeno' perto do BNDES, essa caixa preta não pode continuar fechada", defendeu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele ressalta  trecho da reportagem que aponta que 91 das 100  grandes empresas do país estão dependentes do que chamou de "Bolsa Amigos do Lula". "O governo capturou 91% dos grandes grupos com uma bolsa que custa anualmente para o Estado cerca de R$ 35 bilhões somente na diferença dos juros cobrados para a taxa Selic. Toda essa política feita com dinheiro do contribuinte precisa ser repensada", defende o democrata.

Venezuela

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A matéria também  traz suspeitas do Ministério Público em relação ao financiamento do metrô em Caracas, na Venezuela, no valor de 747 milhões de dólares. Para Ronaldo Caiado, o uso do banco em investimentos fora do país não condiz com sua real função de  desenvolvimento do Estado brasileiro.

"Está cada vez mais provado que o BNDES hoje é o grande financiador desse modelo do Foro de São Paulo de perpetuação no poder de tiranetes pela América Latina, Caribe e África. O Congresso não pode assumir uma omissão criminosa diante de tudo exposto. Estamos insistindo na CPI e essa leitura deve ser feita o mais rápido possível", concluiu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com assessoria

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO