Comer bem diante do paraíso, a nova receita do turismo

O objetivo é despertar os sentidos e oferecer experiências gastronômicas à beira do mar, às margens de uma cachoeira ou até no topo de um edifício

Comer bem diante do paraíso, a nova receita do turismo
Comer bem diante do paraíso, a nova receita do turismo

Com reportagem de Luciana Vicária, Thaís Ribeiro e Pedro Fideles

A gastronomia se tornou uma força do turismo para atrair viajantes a lazer e a negócios em deslocamento pelo país. São pelo menos 200 grandes festivais em que a comida é a grande protagonista, de modo que a chance de esbarrar em um deles durante a viagem de férias é cada vez maior.

Empresários do setor estão investindo na harmonia entre os pratos e a vista pela janela. Eles passaram a oferecer a experiência de degustar iguarias do cardápio à beira-mar, diante de uma cachoeira ou no topo de um edifício, com vista panorâmica da cidade.

“Estimular todos os sentidos gera uma experiência inesquecível ao viajante”, diz Fernando Guimarães, sócio de um restaurante com vista panorâmica da cidade de São Paulo. “Aliar o que tem do lado de fora à boa alimentação faz o cliente voltar à casa”, disse.

“Ela é uma das bases da estrutura do turismo, com potencial para atrair viajantes dos mais variados perfis”, diz o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Os gastos com alimentação já estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última pesquisa do Ministério do Turismo.

A gastronomia brasileira é avaliada positivamente por 94,4% dos estrangeiros e aprovada por mais de 89% dos brasileiros. Acompanhe a seguir alguns restaurantes com vistas de perder o fôlego.



Fortaleza - CE
Imagine-se diante de um pargo assado (peixe) em um restaurante com vista panorâmica da praia de Abreulândia, em Fortaleza, de areia clara e mar verde, frequentada por moradores e praticantes de surf e widesurf. Foto: Divulgação.


Curitiba - PR
Saborear um prato típico da região como o barreado, uma carne cozida em panela de barro e servida com farinha de mandioca, apreciando uma vista panorâmica da cidade, com destaque para o Parque Barigui, um dos principais atrativos naturais da capital. Foto: Divulgação/Guilherme Alves.



Cataratas do Iguaçu – PR
Saborear um dourado assado com vista panorâmica para a formação da Garganta do Diabo, a mais famosa das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu, é uma das opções de quem visita o Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Divulgação/Rodrigo Vieira.



Praia do Pepê – Barra da Tijuca – RJ
O restaurante tem vista privilegiada para a Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, uma das mais badaladas da cidade, e oferece ao turista pratos da cozinha internacional, com destaque para os frutos do mar. Em um ambiente tranquilo, o visitante pode desfrutar com calma a comida e a paisagem. Foto: Divulgação/Rodrigo Azevedo.


Urca - Rio de Janeiro - RJ
Com gastronomia variada, do ceviche à bruscheta, o restaurante fica debruçado sob o mar da Praia Vermelha, com vista para o Pão de Açúcar e o Bondinho. Os turistas chegam atraídos pela bela vista e se encantam pela comida e música ao vivo. Foto: Divulgação/Artcom.


Avenida Ipiranga – São Paulo - SP
Os turistas que visitam São Paulo podem tomar um bom vinho e aprender um pouco mais sobre a história da cidade no centro da capital. Do alto do Edifício Itália, um arranha-céu de 160 metros de altura, um restaurante com 47 anos de história e tradição é famoso pelo caráter romântico. Seu Piano Bar é conhecido pela extensa carta de bebidas e música ao vivo. Foto: Divulgação.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247