Como expandir os negócios com uma rede de franquias

Franqueadores ganham dinheiro ao longo do tempo e em escala, à medida que abrem novas unidades. Especialista dá as dicas

Como expandir os negócios com uma rede de franquias
Como expandir os negócios com uma rede de franquias (Foto: Shutterstock)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Luciane Macedo _247 - Como expadir uma rede de franquias e garantir o sucesso de novas unidades é uma questão-chave para que os franqueadores tenham não apenas o retorno dos seus investimentos, mas, também, para que assegurem ganhos financeiros que permitam consolidar o negócio e mantê-lo competitivo no mercado.

"Os franqueadores ganham dinheiro ao longo do tempo e em escala, à medida que abrem novas unidades franqueadas", diz Cláudia Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt, consultoria de negócios especializada no mercado de franchising. "80% dos novos negócios morrem nos primeiros dez anos", assinala Cláudia. "Muitos empreendedores que transformam seu negócio em franquia não pensam na sustentabilidade do negócio no longo prazo, em como sustentar a fase de expansão dos negócios ao longo do tempo".

Segundo a especialista, um dos pontos essenciais para garantir a sustentabilidade da rede no longo prazo é entender como funciona a gestão no setor de franquias, que tem seus diferenciais próprios em relação a outros tipos de negócios. "Não basta que o franqueador tenha um projeto para franquear e vender novas unidades, ele deve ter um compromisso com o seu próprio negócio antes mesmo de começar", orienta a consultora. "Ele deve lembrar que franquia é replicar um modelo de sucesso, então vai precisar ter a estrurura e as ferramentas de gestão para sustentar esse sucesso com o tempo, para que a relação seja de ganho para ambos os lados, para o dono da rede e para as unidades franqueadas".

Veja cinco dicas da diretora do Grupo Bittencourt para auxiliar os franqueadores na busca da sustentabilidade do seu negócio no longo prazo.

1. Escolher o franqueado certo
"O franqueado certo não é só quem tem dinheiro para abrir uma nova unidade. O ideal é que a margem de erro no processo de seleção seja mínima. Para buscar o parceiro adequado, é preciso ter ferramentas adequadas para avaliar o perfil e a dedicação ao negócio, além da capacidade financeira".

2. Fazer com que os franqueados tenham resultados para mantê-los na rede
"O franqueado tem que ter perfilm e a rede tem que orientá-lo com um programa de capacitação desde o começo e em todas as áreas, para que a nova unidade tenha os clientes necessários para alcançar os resultados projetados. O franqueado deve ter um plano de metas para cinco anos e, nos primeiros três anos, deve avaliar as dificuldades das suas novas unidades e dar o suporte necessário".

3. Estar preparado para atender a demanda de suporte em termos de estrutura e capacitação
"O franqueador tem que ter pessoas capacitadas para treinar as novas unidades franqueadas, fazer consultoria de campo e orientá-las em relação a vendas".

4. Ter recursos financeiros desde o começo do negócio
"O dono da rede de franquias precisa ter esses recursos financeiros desde o início, porque vai precisar deles até que a rede tenha um número determinado de unidades que contribua com royalties e taxas para manter o caixa positivo para o franqueador. Ele deve lembrar que ganha ao longo do tempo e em escala, com a abertura de novas unidades, e que vai ter que fazer investimentos em pessoas, espaços físicos, treinamento e gestão, para que os franqueados tenham condições de operar o negócio em qualquer lugar".

5. Manter a rede motivada e satisfeita
"O franqueador tem que manter sua rede motivada e satisfeita com os ganhos, para que haja interesse dos franqueados em abrir mais unidades e manter o negócio crescendo, para eles e para a rede. Uma rede motivada é essencial para manter a competitividade do negócio no mercado. A rede tem que estar muito atenta, o tempo inteiro, ao relacionamento com suas unidades para saber quais são as melhores formas de manter seus franqueados felizes e motivados".

A consultoria Bittencourt, há 27 anos no mercado, também tem cursos aos interessados em se aperfeiçoar nos negócios de franquias ou conhecê-los melhor. O próximo curso, nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo, aborda o tema "Como gerenciar uma rede de franquias". As inscrições devem ser feitas pelo email [email protected] -- mais informações pelo site.

Leia também
Engajamento, palavra de ordem
Começa a maior feira de franquias do mundo
Quando elas, no comando, ganham mais
A força do Nordeste e a vital energia do Sudeste

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email