Corinthians é o clube mais rico fora da Europa

Os espanhóis Real Madrid e Barcelona continuam sendo os clubes com maior renda no mundo, segundo a empresa de serviços empresariais Deloitte, em relatório divulgado nesta quinta-feira

Corinthians é o clube mais rico fora da Europa
Corinthians é o clube mais rico fora da Europa
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Keith Weir

LONDRES, 24 Jan (Reuters) - O Real Madri e o Barcelona provaram que a paixão dos espanhóis pelo futebol não foi afetada pela crise econômica, e se consolidaram como os times de maior faturamento no esporte mais popular do mundo, segundo a empresa de serviços empresariais Deloitte, em relatório divulgado na quinta-feira.

O Real, que foi campeão espanhol em maio passado pela 32a. vez, se tornou o primeiro clube em qualquer esporte a faturar mais de meio bilhão de euros (664 milhões de dólares) num ano, disse a Deloitte em seu relatório intitulado "Football Money League for 2011-12".

Os dois principais times da Espanha continuam atraindo públicos superiores a 80 mil espectadores por partida, e também têm um acordo diferenciado para a transmissão televisiva, recebendo mais dinheiro que os demais. O fato de esses times também terem muitos torcedores espalhados pelo mundo contribui para o bom resultado.

Em terceiro lugar na lista aparece o Manchester United, apesar da temporada ruim em 2011-12, quando o time ficou sem nenhum troféu pela primeira vez desde 2005.

Bayern de Munique, Chelsea e Arsenal aparecem em seguida na lista, nas mesmas posições da edição anterior.

No total, o faturamento dos 20 maiores clubes de futebol do mundo -todos da Europa- subiu 10 por cento na temporada, chegando a 4,8 bilhões de euros. Esses times respondem por mais de um quarto de todo o faturamento do mercado futebolístico europeu, num sinal da grande disparidade entre ricos e pobres no esporte.

O relatório também faz uma avaliação do mercado futebolístico em algumas outras regiões, inclusive no Brasil.

"Não obstante estarem amparados pela economia em crescimento e serem capazes de gerar mais faturamento do que os clubes de outros lugares da América Latina, os clubes da Série A do Brasil são incapazes de se equiparar aos seus homólogos europeus mais fortes", diz o relatório.

"Estimamos que os clubes brasileiros com maiores faturamentos relatados, Corinthians e São Paulo, ficariam entre os 50 maiores clubes do 'Money League', com faturamentos em torno de 70 a 80 milhões de euros."

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247