Corpo de Bombeiros Militar reforça efetivo na Semana Santa

A partir desta quarta-feira (2/4), cerca de 6 mil militares  estarão mobilizados para atendimento às urgências bem como no controle dos eventos de celebração religiosa onde normalmente há aglomeração de público; no interior, os comandos regionais terão esquemas específicos com número de militares, materiais e equipamentos disponíveis de acordo com as características da região

O governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta quinta-feira (30/10), no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, da cerimônia de formatura de 1.010 soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O governador foi o paraninfo dos formandos. O ingres
O governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta quinta-feira (30/10), no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, da cerimônia de formatura de 1.010 soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O governador foi o paraninfo dos formandos. O ingres (Foto: Luis Mauro Queiroz)

Agência Minas - “A prevenção começa com você, cuide-se neste feriado”. Este é o tema da campanha do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) para o feriado da Semana Santa.  A partir desta quarta-feira (2/4), cerca de 6 mil militares  estarão mobilizados para atendimento às urgências bem como no controle dos eventos de celebração religiosa onde normalmente há aglomeração de público.

O CBMMG irá manter ainda viaturas posicionadas às margens das principais rodovias mineiras, os chamados “pontos base”.  Todas elas estarão equipadas com kit completo de resgate, materiais básicos de salvamento terrestre e de altura, além de aparelhos desencarceradores, utilizados nos atendimentos de à vítimas presas às ferragens. A estratégia tem sido usada pela corporação como forma de diminuir o tempo de chegada até o local das ocorrências.

No interior, os comandos regionais terão esquemas específicos com número de militares, materiais e equipamentos disponíveis de acordo com as características da região. O aparato da Semana Santa inclui ainda equipes especializadas em resgate de vítimas soterradas, ocorrências de inundações e combate a incêndios florestais, que permanecerão de sobreaviso em Belo Horizonte, podendo ser deslocadas para atendimento em outras partes do estado.

 Em 2014, durante a Operação Semana Santa, foram registrados pelo Corpo de Bombeiros, em Minas Gerais, 356 acidentes automobilísticos, somando 11 mortos e 115 feridos, além de 12 afogamentos.

 “Queremos que as pessoas transitem com segurança e iremos trabalhar efetivamente. Nosso objetivo é diminuir o número de ocorrências e para isso, contamos com a ajuda da população”, alerta o chefe da Divisão Operacional do 1º Comando Operacional de Bombeiros, capitão Valdeck.

Prevenção via internet

Este ano, as redes sociais da corporação vão divulgar ainda dicas através de uma cartilha de alerta para a prevenção de acidentes. O foco da atuação dos bombeiros continuará sendo acidentes nas estradas e os afogamentos.

As recomendações do Corpo de Bombeiros incluem ainda cuidados conhecidos mas negligenciados, como o uso de cinto de segurança, o respeito os limites de velocidade, observação à localização das saídas de emergência em grandes eventos e ainda evitar brincadeiras perigosas na água.

De acordo com o chefe da Seção de Comunicação organizacional, major Rubem Cruz, o uso das redes sociais pode potencializar o número de pessoas que irão receber as mensagens da corporação. “O ambiente virtual nos permite uma mensagem mais direta a nossos seguidores e à população em geral. É  um corpo a corpo virtual que atinge várias pessoas e as sensibiliza para a questão da prevenção”, diz.

As dicas de prevenção para a Semana Santa podem ser acessadas na página do Corpo de Bombeiros Militar na internet: www.bombeiros.mg.gov.br e no Facebook: Bombeiros Minas Gerais.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247