CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

CREA-AL quer discutir com entidades crise hídrica

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) está convidando entidades que trabalham no combate aos impactos da estiagem para participarem de Fórum de Enfrentamento à Crise Hídrica de Alagoas; objetivo é inserir medidas emergenciais de intervenção governamental para minimizar o problema das famílias atingidas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) está convidando entidades que trabalham no combate aos impactos da estiagem para participarem de Fórum de Enfrentamento à Crise Hídrica de Alagoas; objetivo é inserir medidas emergenciais de intervenção governamental para minimizar o problema das famílias atingidas (Foto: Voney Malta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por eassim.net - Entidades que trabalham no combate aos impactos da estiagem, principal dificuldade enfrentada pelos produtores do campo, estão sendo convidadas, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), para participar do I Fórum de Enfrentamento à Crise Hídrica de Alagoas, marcado para acontecer nesta sexta feira, dia 12 de maio, às 14h, no auditório do Conselho.

Composto por palestras técnicas, o evento pretende se juntar a preocupação do Conselho de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cedafra), que é inserir medidas emergenciais de intervenção governamental para minimizar o problema das famílias atingidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As palestras serão ministradas pelo diretor do Instituto Terra Viva, o agrônomo Ricardo Ramalho, pelo engenheiro civil e ex-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Marcos Carnaúba, pelo ex-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, pelo meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, e por Wellington Lou, engenheiro civil e diretor da Cohidro, empresa responsável pelo projeto do Canal do Sertão.

O fórum propõe discutir propostas operacionais que diminuam o efeito da estiagem, agravado pelas secas recorrentes que colocaram 86% do estado em nível de seca extrema ou excepcional, de acordo com dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Com isso, espera-se que o debate levante medidas que possam ajudar neste combate.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As sugestões recolhidas no evento vão reforçar as já que foram documentadas em audiências públicas promovidas pelo Cedafra nos municípios que mais sofrem com a falta de água. “Nossa intenção é acrescentar, as ideias recolhidas no Crea Alagoas, no documento que será apresentado as autoridades responsáveis. É uma grande contribuição técnica que passou por um processo de discussão”, disse o agrônomo Ricardo Ramalho.

Tendências climáticas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por meio do meteorologista Vinícius Pinho, será mostrada a previsão climática para os próximos meses, discutindo as condições oceânicas e atmosféricas, e seus respectivos impactos na região. As principais ferramentas de monitoramento da seca, divulgada a nova ferramenta denominada Monitor de Secas do Nordeste e sua importância como ferramenta de gestão e instrumento de apoio a tomada de decisões, visando tanto a preparação, como a resposta aos efeitos causados pela seca.

Água de reuso: Uma fonte disponível

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Através do eng. civil Álvaro Menezes, será apresentado como o reuso de águas, como é conhecido e praticado nos Estados Unidos, Cingapura, África e regiões do Oriente Médio, tem sido usado. “Há uma tendência mundial de se considerar o esgoto tratado como uma fonte de água que precisa ser melhor utilizada, tanto que a ONU elaborou o relatório Wastewater: untapped resource, para destacar 2017 como o ano do reúso. No Brasil está sendo desenvolvido o Plano Nacional de Reúso e há alguns exemplos de reúso para fins industriais, urbanos e agrícolas. O Nordeste é uma região com grande potencial para reúso indireto imediato”, explicou.

Com assessoria

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO