CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Crise da água: Kátia propõe zoneamento econômico

A pré-candidata ao Governo de Goiás, Kátia Maria (PT), falou na sua página no Facebook sobre sua preocupação com os recursos hídricos em Goiás nesse período de estiagem; “Nós estamos em Goiás, no berço das águas e estamos passando por um momento delicado. Tivemos racionamento de água no ano passado e teremos racionamento esse ano também, o problema não está resolvido”, afirmou Kátia; a petista propõe a implementação de um Zoneamento Econômico e Ecológico de Goiás, um mapa técnico das diferentes regiões do Estado, que vai apresentar o potencial econômico e agrícola de cada área e, especialmente, a necessidade de preservação de determinadas regiões

Crise da água: Kátia propõe zoneamento econômico
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Goiás 247 - A pré-candidata ao Governo de Goiás, Kátia Maria (PT), falou nesta segunda-feira em vídeo, na sua página no Facebook, sobre sua preocupação com os recursos hídricos em Goiás nesse período de estiagem. “Nós estamos em Goiás, no berço das águas e estamos passando por um momento delicado. Tivemos racionamento de água no ano passado e teremos racionamento esse ano também, o problema não está resolvido”, afirmou Kátia Maria.

A professora universitária apresenta um olhar mais atencioso do que os políticos tradicionais com o meio ambiente. Kátia Maria é mestre em estudos socioambientais pela Universidade Federal de Goiás e consultora em planejamento. Tem qualificação para falar do problema, assim como para apresentar soluções.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Precisamos pensar na manutenção da água, precisamos ter cuidado com a nossa ação no dia-a-dia se quisermos manter esse bem tão precioso e indispensável para a vida humana, que é a água”, frisou a pré-candidata no vídeo.

Para solucionar o problema de abastecimento em algumas cidades de Goiás e nos centros urbanos, é necessário visão estratégica e planejada. Os governos tem responsabilidade com essa situação. Kátia Maria propõe a implementação de um Zoneamento Econômico e Ecológico de Goiás, um mapa técnico das diferentes regiões do Estado, que vai apresentar o potencial econômico e agrícola de cada área e, especialmente, a necessidade de preservação de determinadas regiões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O Zoneamento Econômico e Ecológico vai servir de instrumento para o ordenamento territorial e para dar potencial para nossa economia, desenvolvendo cada região de acordo com sua potencialidade, mas de maneira sustentável. O desenvolvimento econômico é importante, mas ele tem que ser responsável. Uma pessoa não pode, pelo meu interesse econômico, colocar em risco um patrimônio que é de todos nós”, contou Kátia Maria.

Realidade

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Saneago, empresa pública responsável pelo seneamento básico em Goiás, presta serviço para mais de 90% dos municípios do Estado, mas durante o período de seca não tem conseguido abastecer todas as regiões. Em outubro do ano passado, a crise hídrica se agravou e deixou mais de 200 bairros da grande Goiânia sem água, inclusive o centro da capital.

Aparecida de Goiânia, por exemplo, é a segunda maior cidade de Goiás e também o município que tem o menor índice de saneamento básico instalado em funcionamento. O governo de Goiás não apresenta propostas concretas para solucionar o problema e ainda propôs a venda de 25% das ações da empresa para atrair investimentos. Enquanto isso, tem dificuldades para implantar projetos de saneamentos viabilizados pelo governo federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Não é vendendo ações da Saneago que vamos resolver o problema. Nós vamos resolver com uma ação integrada, onde a questão da água seja interligada com a educação, a saúde, boa gestão e mecanismos de fiscalização e controle. Só com a consciência da população e ação efetiva do governo é que poderemos reverter o problema”, explicou a professora Kátia Maria.

A pré-candidata acredita que para cuidar do meio ambiente em Goiás e reverter a crise hídrica é necessário mudar de governo e de propostas. “Os outros pré-candidatos do MDB, PSDB e DEM são a mesma coisa. São defensores do agronegócio desenfreado, dos agrotóxicos que estão matando as pessoas, colocando alimentos contaminados em nossas mesas e contaminando o lençol freático”, disse Kátia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cerrado

Segundo maior bioma natural do país, atrás apenas da Amazônia, o Cerrado apresenta perdas significativas de vegetação que ameaçam os recursos hídricos. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa (Inpe), do Ministério do Meio Ambiente, o cerrado já perdeu 51% da sua cobertura vegetal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com Kátia Maria, “muitas coisas ruins já foram feitas e muitas áreas já estão ocupadas pela pastagem e pela monocultura no plantio. Mas nós juntos vamos tirar o estado de Goiás dessa recessão e dessa crise hídrica. Eu quero levar água tratada para todas as casas, para todas as comunidades e famílias, e de maneira sustentável garantir nossa produção de alimentos. Nós estamos prontos para levar o melhor projeto para o Estado de Goiás”, concluiu Kátia.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO