Diretores de escolas de Catalão serão professores efetivos

Prefeito Jardel Sebba se reúne com servidores da educação do município que apresentam nomes para comandarem as unidades; escolha sairá de uma lista tríplice; Jardel também anuncia que vai pagar o piso salarial de acordo com a diretriz do MEC

Diretores de escolas de Catalão serão professores efetivos
Diretores de escolas de Catalão serão professores efetivos (Foto: Thiago Ferreira/Assessoria)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás 247_ O prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), recebeu cerca de 400 servidores da Rede Municipal da Educação nesta segunda-feira, 14, no auditório da ACIC/CDL. Entre as metas e diretrizes para o ano letivo está o novo critério de definição dos diretores das unidades escolares.

Um questionário foi distribuído aos presentes para que apontassem as principais demandas de cada escola. Entre as questões, um pedido para que sugerissem nomes para as diretorias de cada escola. A escolha do novo diretor sairá de uma lista tríplice entre os três mais votados, desde que enquadrem em dois pré-requisitos: ser servidor efetivo e professor. “Educação é coisa séria, não moeda de troca. A intenção é por um fim nas ingerências políticas dentro das escolas, como aconteceu nos últimos anos aqui. Diretor tem que entender de Educação”, justificou o prefeito.

Na solenidade, o secretário municipal da Educação, Sousa Filho, anunciou as diretrizes para o ano letivo. Entre os principais pontos está o respeito ao piso salarial. Além de pagar o valor estabelecido pelo MEC respeitará a hora atividade desde a creche. "O pagamento do piso do magistério nunca aconteceu em Catalão. O piso se consiste no pagamento do valor mínimo proposto pelo MEC, em respeito a hora atividade do professor, e se a hora atividade não era respeitada, o piso não era cumprido."

De acordo com o secretário, em breve todos os professores com graduação terão acesso de cargo para o nível PD4; e os próximos concursos já devem ser feitos para esse nível, ou seja, não haverá mais concurso para PD1 na Educação conforme preconiza a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9394/96).

Ele explicou que os últimos concursos que foram feitos para o nível PD1, os aprovados eram qualificados, com graduação e pós-graduacação e ganhavam como se tivessem somente magistério por no mínimo 3 anos. Existem casos, explicou, a situação se prolongou por mais de seis anos.

O secretário anunciou, ainda, um programa para minimizar a redução da distorção unidade-série, redução da evasão e reprovação, otimização de gastos, fortalecimento pedagógico, matriz curricular em parceria com o Governo de Goiás, aplicação de avaliações diagnósticas, respeito às modulações e a matrícula informatizada, que tem início hoje e vai até sexta-feira.

Creche aberta até às 18h

Ao resgatar um dos compromissos de campanha, o prefeito Jardel Sebba anunciou que, a partir de agora, as creches funcionarão até às 18h. “As creches vão funcionar até mais tarde, mas respeitaremos o Estatuto do Magistério, que nunca foi cumprido em Catalão. As mães trabalhadoras, as famílias catalanas não podiam mais ser prejudicadas.”

A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Rodrigão, vereadores da base aliada, secretários municipais e representantes de diversos segmentos educacionais, como da Universidade Federal de Goiás, Fundação Cultural Maria das Dores Campos e Subsecretaria Regional de Educação.

O prefeito Jardel Sebba reforçou que todas as mudanças, a princípio, causam certo desconforto, mas que se fazem necessárias para melhorar a qualidade do ensino. "Estou feliz em recepcionar hoje os servidores da Educação, eu quero ser avaliado como prefeito, com a avaliação da Educação no meu município, e tenho muita convicção de que vamos fazer um bom trabalho nesta área", destacou.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email