Duda pede rigor do Congresso com pirâmides financeiras

"É preciso uma jurisprudência nacional que possa coibir essa fraude e o Congresso Nacional precisa se posicionar sobre fiscalização e até suspensão das atividades dessas empresas que nascem como febre no país"; iniciativa do vereador partiu do esquema da Telex Free, em investigação pela Polícia Federal

Duda pede rigor do Congresso com pirâmides financeiras
Duda pede rigor do Congresso com pirâmides financeiras

Bahia 247

O líder do PSD na Câmara Municipal, vereador Duda Sanches, encaminhou ofício à bancada baiana na Câmara Federal cobrando do Congresso fiscalização mais rígida do que, para ele, representa "uma grande armadilha para o contribuinte".

Duda se refere a anúncios de investidores que tiveram prejuízos e que temem até a falência por conta de esquemas de pirâmides, "mascarados na maioria das vezes com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas, a exemplo de marketing multinível (MMN)". Iniciativa do vereador partiu do esquema da Telex Free, em investigação pela Polícia Federal.

Segundo Duda Sanches, a maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil.

"A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original, mas conforme vemos não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas ganham trapaceando os seus seguidores".

Para Duda, "é preciso uma jurisprudência nacional que possa coibir essa fraude e o Congresso Nacional precisa se posicionar sobre fiscalização e até suspensão das atividades dessas empresas que nascem como febre no país".

O vereador alerta ainda que a promessa de dinheiro fácil atrai as vítimas que, consequentemente, atraem mais pessoas para o negócio e essa grande rede faz com que os que entraram primeiro lucrem em cima dos que entraram depois e assim sucessivamente.

"A característica distintiva destes esquemas é que o produto vendido tem pouco ou nenhum valor intrínseco ou é vendido por um preço fora da realidade do seu valor de mercado. Os produtos também não trazem nada de inovador que já não existe no mercado. As pessoas no nível inferior da pirâmide, não importa quão longe o esquema vá, sempre perdem o dinheiro investido".

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247