Falta vacina contra febre amarela nas clínicas particulares de Maceió

O surto de febre amarela causou o esgotamento dos estoques da vacina contra a doença nas clínicas particulares em Maceió; a vacina está esgotada nos dois estabelecimentos particulares, cuja demanda chega a 200 doses por dia em cada uma dessas clínicas

febre amarela
febre amarela (Foto: Charles Nisz)

Gazeta Web - O estoque de vacinas contra a febre amarela está esgotado nas clínicas particulares de Maceió. Desde o começo do ano, notícias de que a doença está fazendo novas vítimas em várias partes do País, algumas delas fatais, têm provocado muita correria aos postos públicos e privados. 

Nas duas unidades da capital onde se pode pagar pela imunização, as doses acabaram esta semana e os proprietários estão com dificuldades para fazer os pedidos aos distribuidores, mas a Anvisa informou, ontem, que autorizou o envio de um novo lote da vacina de febre amarela para estas clínicas.

Até a última quarta-feira, a clínica localizada no bairro de Mangabeiras tinha algumas doses disponíveis. O médico Wellington Galvão, proprietário do estabelecimento, informou que pouco mais de 200 aplicações foram feitas no local em quatro dias, encerrando o estoque. A procura aumentou desde que o Ministério da Saúde confirmou mortes pela doença em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

"Quando percebemos a grande demanda, fizemos contato com os fornecedores para tentar renovar o estoque. Fomos informados de que não há como distribuir agora, já que os lotes são importados e as fábricas precisam de um tempo para preparar as doses e deixá-las prontas para aplicação. O pior dessa situação é que não nos foi dado um prazo para as vacinas ficarem disponíveis", disse Galvão.

Em outra clínica particular, no bairro do Farol, as doses de febre amarela acabaram no início desta semana. A busca por esta imunização foi tamanha que o estoque de pouco mais de 300 ampolas foi inteiro aplicado nas primeiras duas semanas de 2018. Em dezembro do ano passado, o local baixou o preço da vacina, mas a demanda foi pequena.

"A gente não esperava esta procura tão grande. Apesar da promoção que fizemos no fim de 2017 não tivemos muitos pacientes por aqui, diferente do momento atual, que temos gente fazendo fila, ligando o tempo inteiro, em busca da vacina, mas, infelizmente, não temos como aplicá-la por falta de estoque", comentou a infectologista Vânia Simões Pires, responsável técnica pela clínica.

Em Maceió, o interessado tinha que desembolsar R$ 150 para garantir a imunização. Os donos das clínicas não sabem se o preço da dose vai aumentar, quando o estoque for renovado. 

Seguindo a linha do Ministério da Saúde, eles tranquilizam a população de Maceió e pedem para evitar o pânico, tendo em vista que Alagoas não tem casos confirmados ou em investigação de febre amarela. A recomendação é para que os viajantes a zonas de epidemia procurem a vacinação nos postos de saúde da capital.

Estoque novo em 30 dias

Por meio de nota, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC) informou que não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares no mês de janeiro. A entidade diz suspeitar que somente no fim de fevereiro as doses sejam distribuídas e alega que o material não é produzido do país, portanto o abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição.

Informou, também, que o laboratório responsável pelo abastecimento, o Sanofi Pasteur, entendendo a excepcionalidade da atual situação do país, solicitou a aprovação em caráter excepcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional.

A Anvisa, por outro lado, avisou que o pedido foi atendido. O próximo passo é importar o produto. O prazo é que o lote extra só esteja disponível para comercialização em cerca de 30 dias. A agência informou que, em 2017, houve um aumento de 300% na disponibilização de doses em comparação ao ano de 2016 para as clínicas de vacinação privadas.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247