CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Família de Ciro Gomes estabelece hegemonia no Ceará

O grupo político de Ciro praticamente extinguiu a oposição no estado do Ceará; dos 46 deputados estaduais, 40 estão na base aliada, que inclui partidos do PCdoB ao DEM, segundo relatam Marlene Bergamo e João Pedro Pitombo em reportagem especial para o jornal Folha de S. Paulo; o governador Camilo Santana, do PT, deve disputar a reeleição em uma grande coligação que pode chegar a 24 partidos

Família de Ciro Gomes estabelece hegemonia no Ceará (Foto: Guilherme Santos/Sul21)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O grupo político de Ciro praticamente dizimou a oposição no estado do Ceará. Dos 46 deputados estaduais, 40 estão na base aliada, que inclui partidos do PCdoB ao DEM, segundo relatam Marlene Bergamo e João Pedro Pitombo em reportagem especial para o jornal Folha de S. Paulo. O governador Camilo Santana, do PT, deve disputar a reeleição em uma grande coligação que pode chegar a 24 partidos e pode incluir políticos que há menos de um ano eram desafetos dos Ferreira Gomes.

A hegemonia de Ciro no Ceará se reflete no sobrenome Ferreira Gomes. Pela primeira vez, ele e seus quatro irmãos estão diretamente envolvidos na política do estado. Vão disputar as eleições deste ano com Cid Gomes, pré-candidato ao Senado, e Lia Gomes, que fará sua estreia política pleiteando uma vaga na Assembleia Legislativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os outros dois irmãos não se tornaram candidatos, mas ocupam cargos na esfera pública: Ivo Gomes é prefeito do município de Sobral, berço político da família, e Lúcio Gomes é secretário estadual de Infraestrutura na gestão de Camilo Santana.

A história política dos Ferreira Gomes vem de 1890, quando eles dirigiram pela primeira vez a Prefeitura de Sobral. E mesmo com tal dimensão de poder familiar, Ciro Gomes diz não fazer uso de práticas coronelistas. Ele se apresenta como um gestor que ‘rompeu’ com tais práticas dos rincões do Ceará.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Euclides Gomes, tio de Ciro, diz: “falar em política aqui é falar da nossa família”. Ele foi vereador por dois mandatos no município, que hoje conta com 205 mil habitantes, conforme relato da matéria publicada na Folha.

Leia trechos da matéria abaixo e acesse o link para sua íntegra: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A política fervilha no Beco do Cotovelo, travessa de 75 metros de extensão por cinco de largura na região central de Sobral (a 232 km de Fortaleza). Nos balcões dos cafés, a conversa gira em torno das eleições, tema que invariavelmente recai sobre a família que faz política na cidade há 128 anos, os Ferreira Gomes. “Esse, quando saiu daqui, era um menino puro. Depois, virou amigo do poder”, afirma Luiz Melo Torquato, 77, apontando para um álbum de fotografias no qual aparece um jovem Ciro Gomes (PDT) em sua primeira campanha para deputado estadual, em 1982.

Desde então, Ciro foi deputado, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e ministro por duas vezes. Em sua terceira tentativa de chegar ao Palácio do Planalto, ele chega unindo partidos de polos opostos, minando adversários e firmando hegemonia histórica em seu estado natal. Amparado no governador Camilo Santana (PT), a quem ajudou a eleger em 2014, o grupo político de Ciro praticamente dizimou a oposição em seu estado. Dos 46 deputados estaduais do Ceará, 40 estão na base aliada, que inclui partidos do PCdoB ao DEM.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia mais aqui.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO