Feirão da Caixa oferece mais de 136 mil imóveis

Na edição deste ano, que teve início nesta sexta-feira e vai até o próximo domingo no Centro de Exposições Imigrantes, quem financiar o imóvel poderá começar a pagar as prestações a partir de janeiro de 2014

Feirão da Caixa oferece mais de 136 mil imóveis
Feirão da Caixa oferece mais de 136 mil imóveis

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Começou nesta sexta-feira (3) e vai até o próximo domingo (5) a nona edição do Feirão Caixa da Casa Própria, que oferecerá 136.780 imóveis na capital paulista e na região metropolitana. Neste ano, quem financiar o imóvel poderá começar a pagar as prestações a partir de janeiro de 2014. Podem aproveitar o benefício aqueles que forem utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Segundo José Urbano Duarte, vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, o início do pagamento em janeiro do ano que vem é uma escolha do comprador. "Isso permite a mudança para a nova moradia em condições melhores, porque muitas vezes quando se muda de uma casa para outra você tem despesas no imóvel em que está chegando e no que está saindo. É importante essa alternativa para que o orçamento seja administrado de forma equilibrada".

No ano passado, mais de 61 mil pessoas passaram pelo feirão. A estimativa deste ano é que o número se repita ou seja maior. Em 2012, foram fechados 21.155 negócios, movimentando R$ 2,5 bilhões. Na edição deste ano, 100 construtoras e 130 imobiliárias participam do evento, além de cartórios e técnicos da Caixa. Os financiamentos podem ser pagos em até 35 anos com taxas a partir de 4,5%. Para obter o crédito, é preciso apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de renda.

"O financiamento hoje é um processo bastante simples. A avaliação da capacidade de pagamento é feita em minutos. Com esta informação, a pessoa passeia pelo feirão já sabendo quanto pode ser seu financiamento e procura um imóvel dentro desse patamar. A assinatura do contrato depende da documentação dele e do vendedor", explicou Duarte. Ele lembrou que a decisão de comprar uma casa é familiar e deve ser tomada conscientemente e com cuidado.

A autônoma Tatiane Regina Tezinho foi ao feirão, acompanhada do namorado, à procura de um apartamento de dois dormitórios na zona norte ou em Guarulhos. O casal ficou interessado na proposta de começar a pagar as parcelas somente em janeiro de 2014. "Os juros menores também nos atraíram, além da possibilidade de ter o crédito aprovado na hora. Eu acredito que vamos sair daqui com a compra do imóvel feita. Vamos apenas consultar nossos pais, mas já sairemos com tudo encaminhado".

O professor Glauco Jones de Souza estava no feirão com a noiva. Eles buscam um imóvel com valor que caiba dentro do bolso e possam deixar a casa dos pais dela. "Nós moramos com os pais dela e queremos nosso cantinho. Queremos algo que seja de fácil acesso, na mesma área de Suzano, onde já moramos, por conta dos nossos trabalhos e do horário em que saímos e chegamos em casa". O casal já havia feito simulações de financiamento.

Edição: Carolina Pimentel

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247