Final de semana de muita festa para os recifenses

As comemoraes do aniversrio do Recife comeam nesta sexta (9) e s terminam no dia 1 de abril, com direito a um show com 29 cantores, bolo de 475 quilos, bicicletada e atraes gratuitas para todos os gostos; entre os artistas que participaro das homenagens cidade esto os cantores Ortinho, Luiza Possi, Josildo S, Maria Rita e a escola de samba Unidos da Tijuca, vencedora do Carnaval carioca

Final de semana de muita festa para os recifenses
Final de semana de muita festa para os recifenses (Foto: Leo Lemos e Alex Carvalho/TV Globo e Irandi Souza/Pref. Recife)

Beatriz Braga _PE247 - O final de semana será de grandes atrações para os recifenses nos festejos dos 475 anos da cidade, comemorado oficialmente, com direito a bolo e tudo mais, na próxima segunda- feira (12). No entanto, a partir de hoje (9), quem gostar de festa já pode se dirigir ao Centro da cidade e não sair de lá pelos próximos quatro dias. Depois dessa intensa programação, o município volta a comemorar seu aniversário com show gratuito da cantora Maria Rita, no parque Dona Lindu.

Hoje a festa começa às 19h, no Pátio de São Pedro, com shows das bandas Viruz, Comunidade Azougue e do cantor Ortinho. Amanhã (10), a partir das 19h30, sobem ao palco a Orquestra Maia, Zé Manoel e Nonô Germano.

Na véspera da data oficial, no domingo (11), o roteiro de festa vai tirar os recifenses bem cedo da cama para o 4º Passeio Ciclístico do Conheça o Recife Pedalando, com concentração marcada para as 7h30 e saída uma hora depois. Os participantes visitarão os principais pontos turísticos da cidade, passando pelas famosas pontes e os históricos bairros do Recife. É uma boa pedida para os que querem lembrar como o centro da cidade é bonito e atraente fora da agitação e do trânsito do dia-a-dia. Mais tarde, às 17h, os cantores Belo Xis e Wellington do Pandeiro aquecerão o público para a entrada do convidado especial do dia, a vencedora do carnaval carioca, a escola de samba Unidos da Tijuca, que desfilará pelas ruas do Recife Antigo, assim como as agremiações Gigantes do Samba e Galo da Madrugada. Como aconteceu em seus desfiles na Cidade Maravilhosa, as escolas prestarão homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Às 19h30, a Unidos faz apresentação concentrada no Marco Zero.

Finalmente, na segunda-feira (12), às 18h, na Praça do Arsenal, está marcado para acontecer o clássico corte do bolo, que terá o mesmo peso da quantidade de velas: 475 quilos de massa branca com recheio de creme e cobertura de glacê. O prefeito João da Costa estará presente para prestigiar a tradição, que acontecerá ao som do Show da Orquestra 100% Mulher e o bloco O Bonde.

A hora mais esperada de toda a comemoração acontece no Marco Zero, a partir das 20h, com o show “Um canto de Amor ao Recife”, que levará 29 cantores ao palco, entre eles: Luiza Possi, Emílio Santiago, Nádia Maia; Chimbinha; Joelma; Nena Queiroga; Edilza; Geraldinho Lins; Maestro Forró; Josildo Sá; Rogério Rangel; Ed Carlos e Irah Caldeira.

Durante toda a segunda outra novidade estará acontecendo na cidade e deixará o Recife ainda mais alegre, bonito e especial no seu dia: trezentos músicos e bailarinos de frevo estarão fazendo performances em vários pontos das cidades do Recife, do Rio de Janeiro e São Paulo, das 6h às 20h. A intervenção cultural acontece em quarenta pontos das três cidades participante do projeto, sendo as dançarinas Flaira Ferro e Bella Mais responsáveis pela direção artística e o Maestro Spok pela direção musical.

Ainda não achando suficiente, o Recife recebe mais festa no dia 1 de abril, dessa vez na Zona Sul da cidade, no Parque Dona Lindu, com o tributo a cantora Elis Regina, em homenagem aos trinta anos de sua morte, completados este ano. O projeto “Viva Elis” trará o show gratuito da cantora Maria Rita, filha da artista e organizadora do evento, no Teatro Luiz Mendonça, um dos equipamentos localizados no parque.

Serviço:

Sexta (09 de março) – Pátio de São Pedro

19h - Banda Viruz

20h30 - Comunidade Azougue

22h - Ortinho

Sábado (10 de março) - Pátio de São Pedro

19h30 - Orquestra Maia

21h - Zé Manoel

22h - Nonô Germano

Domingo (11 de março) – Marco Zero

7h30 - 4º Passeio Ciclístico do Conheça o Recife Pedalando;

17h - Samba Pernambucano com Belo Xis e Wellington do Pandeiro;

17h - Concentração de agremiações para o cortejo

18h - Saída da Gigantes do Samba;

18h30 - Saída do Galo da Madrugada;

19h - Saída da Unidos da Tijuca;

19h30 - Apresentação da Unidos da Tijuca no Marco Zero

Segunda (12 de março) - Praça do Arsenal

18h - Corte do Bolo com presença do prefeito João da Costa

Show da Orquestra 100% Mulher e o Bloco o Bonde

Segunda (12 de março) - Marco Zero

20h - “Show Encanto Recife: Um canto de amor ao Recife”

Artistas Participantes: Emílio Santiago; Luiza Possi; Elba Ramalho; Chimbinha; Joelma; Luciano Magno; Paulinho Leite; Benil; Nádia Maia; André Rio; Gustavo Travassos; Gerlane Lops; Nena Queiroga; Edilza; Geraldinho Lins; Maestro Forró; Vanessa Oliveira; Cristina Amaral; Liv Moraes; Almir Rouche; Marrom Brasileiro; Josildo Sá; Rogério Rangel; Ed Carlos; Irah Caldeira; Adryana BB; Fábio Trummer; Dj Dolores e Cezzinha.

Segunda (12 de Março) – Recife, São Paulo e Rio de Janeiro

6h às 20h - Ação turística com 300 músicos e bailarinos de frevo em 40 pontos das três cidades com direção de Maestro Spok.

Domingo (25 de março) – Marco Zero

8h - Conheça o Recife Pedalando

Domingo (1° de abril) - Parque Dona Lindu

Horário a confirmar – “Show Viva Elis” com Maria Rita.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247