CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Governo recuperou 20 mil km de estradas vicinais

As máquinas do Programa de Assistência dos Municípios (PAM) já recuperaram 19.717,01 km de estradas vicinais, em 137 municípios; balanço é do governo do Estado; programa funciona desde 2013; municípios indicam quais estradas serão melhoradas; frentes de serviço são compostas de uma motoniveladora, uma pá-mecânica, um trator de esteiras, dois caminhões basculantes e um veículo de manutenção, envolvendo ainda cerca de dez servidores em cada equipe sob a responsabilidade das Residências Regionais da Agetrans; além das estradas vicinais, municípios também estão sendo atendidos com pavimentação asfáltica em vias urbanas, por meio do programa Pró-Município

As máquinas do Programa de Assistência dos Municípios (PAM) já recuperaram 19.717,01 km de estradas vicinais, em 137 municípios; balanço é do governo do Estado; programa funciona desde 2013; municípios indicam quais estradas serão melhoradas; frentes de serviço são compostas de uma motoniveladora, uma pá-mecânica, um trator de esteiras, dois caminhões basculantes e um veículo de manutenção, envolvendo ainda cerca de dez servidores em cada equipe sob a responsabilidade das Residências Regionais da Agetrans; além das estradas vicinais, municípios também estão sendo atendidos com pavimentação asfáltica em vias urbanas, por meio do programa Pró-Município (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tocantins 247 - Os moradores da zona rural do Tocantins são beneficiados com as obras do Programa de Assistência dos Municípios (PAM). O programa se iniciou em junho de 2013 e, segundo o governo do Estado, já recuperou 19.717,01 km de estradas vicinais, em 137 municípios, facilitando o escoamento da produção agrícola, o deslocamento dos cidadãos para as sede das cidades e o transporte escolar.

As obras do PAM são executadas de forma simultânea pela Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans) e possibilitam o desenvolvimento econômico e social dos moradores da zona rural, como explica o secretário executivo da pasta, Murilo Coury. "O Tocantins vem se desenvolvendo muito, principalmente no setor do agronegócio, e a meta do governo é levar infraestrutura para que esse desenvolvimento continue acontecendo. E quanto mais pontes, mais rodovias, mais estradas, mais condições de expansão do desenvolvimento", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As ações do PAM são desenvolvidas em parceria com os municípios, que recebem as frentes de serviço compostas de uma motoniveladora, uma pá-mecânica, um trator de esteiras, dois caminhões basculantes e um veículo de manutenção, envolvendo ainda cerca de dez servidores em cada equipe sob a responsabilidade das Residências Regionais da Agetrans de cada macrorregião.

Benefícios
Ainda segundo Murilo Coury, as ações do programa são desenvolvidas de forma contínua. "Como trabalhamos na recuperação das estradas vicinais, vias que sempre precisam de recuperação, as nossas ações são permanentes", enfatizou. Dentro das suas respectivas regionais, o programa atua diretamente nos municípios conforme as necessidades apresentadas pela população e pela prefeitura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os municípios de Palmas e Araguaína, por meio de convênio com o governo do Estado, contam com equipes permanentes atuando na recuperação das estradas vicinais. Para Palmas, foram disponibilizados 10 equipamentos (motoniveladora, trator de esteira, pá carregadeira, caminhão e outros) para execução do programa. Já Araguaína conta com cinco equipamentos.

A prefeita Maria do Socorro Ferreira de Morais, de Combinado, - cidade aonde já foram recuperados cerca de 105 km de estradas - destaca a importância das obras para população. "Esse programa é muito importante para as comunidades que moram na zona rural do município, pois as estradas que são recuperadas facilitam o acesso aos serviços que são oferecidos na cidade", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o diretor regional de ensino de Araguaína, José da Guia Pereira da Silva, as obras também refletem na aprendizagem, pois facilitam o acesso dos alunos às escolas. "A recuperações das estradas vicinais tem sido fundamental. Não tem como fazer o transporte [dos alunos] sem estradas e, se o aluno tem mais conforto do momento que sai de casa até chegar à escola, isso também reflete na aprendizagem", disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO