Há 39 anos, Fittipaldi vencia pela primeira vez um mundial de F1

Em 1972, pela Lotus, o piloto brasileiro revolucionou a histria do automobilismo brasileiro ao ganhar ttulo de campeo do circuito de Monza, na Itlia

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - No dia 10 de setembro de 1972, Emerson Fittipaldi colocava seu nome na história do automobilismo brasileiro. No autódromo de Monza, na Italia, o piloto brasileiro conquistava o primeiro título mundial de um piloto do país na história da Fórmula 1. Fittipaldi corria pela Lotus, chegou ao circuito italiano em primeiro lugar no campeonato com 52 pontos conquistados, contra 27 de Jackie Stewart, da Tyrell, e de Danny Hulme, da McLaren. Com apenas quatro pontos o piloto da Lotus assegurava a vitória do campeonato. Apesar da festa no final, o fim de semana do GP da italia não havia começado bem para o brasileiro. No treino classificatório Fittipaldi conseguiu apenas a sexta colocação. Mas logo no inicio da corrida, o piloto brasileiro contou com o abandono do britânico da Tyrell, seu maior rival. Quando faltavam apenas nove voltas do fim, o belga Jacky Ickx, da Ferrari, teve uma pane elétrica e também saiu da corrida, fato que abriu caminho para a vitória da Emerson.

Os nove pontos conquistados com aquela vitória suficientes para que Fittipaldi se tornasse campeão mais jovem da história da Fórmula 1 na época, com 25 anos e 303 dias. Superando Jochen Rindt, que em 1970 conquistou o título com 28 anos e 169 dias. O recorde de Fittipaldi só foi batido 33 anos depois, em 2005, quando o piloto espanhol Fernando Alonso, então na Renault foi campeão com 24 anos e 59 dias. Lewis Hamilton em 2008 diminuiu ainda mais a marca levando a taça com 23 anos e 300 dias, e o atual campeão, Sebastian Vettel, comemorou o título com 23 anos e 134 dias é o piloto mais jovem a ser campeão mundial de Fórmula 1.

O título de Fittipaldi foi um fator decisivo para o desenvolvimento do automobilismo no Brasil. Foi a primeira conquista de um brasileiro na Fórmula 1. O piloto ainda conquistaria novamente o título dois anos depois, em 1974. Estas conquistas abriram espaço para os tricampeões Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) e Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991). A conquista também ajudou com que uma etapa do campeonato passasse a ser disputada no Brasil a partir de 1973.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247