Itaú Cultural lança box com filmes da série Iconoclássicos

Os cinco longas-metragens dirigidos por seis diretores brasileiros inspirados em ícones culturais nacionais estão reunidos em caixa que contém, ainda, um catálogo com textos críticos

Itaú Cultural lança box com filmes da série Iconoclássicos
Itaú Cultural lança box com filmes da série Iconoclássicos (Foto: Divulgação)

Depois de exibida ao público brasileiro, a série ICONOCLÁSSICOS está gravada na íntegra em DVD, acompanhada de um catálogo com textos críticos e informações a respeito da produção e desenvolvimento dos cinco filmes. O material está todo reunido em um caixa a ser lançada no dia 28 de agosto (terça-feira), às 20h, em debate com os diretores participantes Rogério Velloso, Cao Guimarães, Carla Gallo e Tadeu Jungle, e mediação de Roberto Cruz, idealizador e coordenador do projeto. 

Nos dias 29 e 30, as obras serão reexibidas no Itaú Cultural. No primeiro dia (quarta-feira) às 16h, é apresentado Assim É, Se Lhe Parece, de Carla Gallo, sobre artista plástico Nelson Leirner; seguido de Ex isto, às 18h, com direção de Cao Guimarães, filme inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. A sessão do dia finaliza, às 20h, com Mr. Sganzerla- Os Signos da Luz, de Joel Pizzini, sobre o cineasta Rogério Sganzerla.  Na quinta-feira, às 18h, é a vez de EVOÉ! Retrato de um Antropófago, de Tadeu Jungle e Elaine Cesar, sobre a vida e obra do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e, por fim, Daquele Instante em Diante, filme sobre Itamar Assumpção, dirigido por Rogério Velloso, às 20h.

Como observa Roberto Cruz, a realização desses filmes atesta o compromisso do Itaú Cultural de se inserir no contexto da produção de cinema contemporâneo do país. "ICONOCLÁSSICOS é um marco histórico, divisor de águas para a instituição no que se refere às suas atividades na área do audiovisual", observa. De acordo com ele, o projeto está antenado com as necessidades de infraestrutura e tecnologia que esta produção exige, e estabelece um vínculo com o público por meio das exibições gratuitas na cadeia de salas do Espaço Itaú de Cinema.

Assim, a equipe do Núcleo Audiovisual e Literatura da instituição, em parceria com os diretores convidados e produtores executivos, dedicou seis anos ao processo de idealização, coordenação e realização deste projeto – uma série de cinco filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos (quatro documentários e uma adaptação). É um reconhecimento da importância da memória cultural do país e do cumprimento da vocação do instituto para preservar esse patrimônio imaterial. Os filmes trazem documentos e imagens de arquivos, entrevistas, biografias e mostram a postura iconoclasta e visionária dos artistas homenageados.

O lançamento da caixa ICONOCLÁSSICOS, assim como o debate e as reexibições dos filmes, será replicado em outras cidades brasileiras ainda em definição. A tiragem de dois mil exemplares será distribuída gratuitamente entre instituições parceiras, cineclubes, artistas de cada segmento e instituições educativas.

SERVIÇO

Lançamento da Caixa do ICONOCLÁSSICOS e bate-papo com diretores

Dia 28 de agosto (terça-feira), 20h

Aberto ao público

Exibição dos filmes da série

Dia 29 de agosto (quarta-feira)

16h Assim É, Se Lhe Parece, de Carla Gallo

18h Ex isto, de Cao Guimarães

20h Mr. Sganzerla- Os Signos da Luz, de Joel Pizzini

Dia 30 de agosto (quinta-feira)

18h EVOÉ! Retrato de um Antropófago, de Tadeu Jungle e Elaine Cesar

20h Daquele Instante em Diante, de Rogério Velloso

Entrada franca (ingressos distribuídos com meia hora de antecedência)


Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

www.itaucultural.org.br

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247