CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Jogos Indígenas serão apresentados no Congresso

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado aprovou requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para realizar audiência pública sobre os Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem em Palmas, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro; durante encontro com o secretário extraordinário dos Jogos Mundiais Indígenas, Hector Franco, nesta quarta-feira, 13, Lídice defendeu o evento; "Além dos JMI serem um evento esportivo importante, será a oportunidade para divulgar cultura indígena", afirmou; Franco também se reuniu com o deputado federal e ex-dirigente do Corinthians Andrés Sanchez (PT-SP), que apresentou à Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados um requerimento para audiência pública dos JMI

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado aprovou requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para realizar audiência pública sobre os Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem em Palmas, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro; durante encontro com o secretário extraordinário dos Jogos Mundiais Indígenas, Hector Franco, nesta quarta-feira, 13, Lídice defendeu o evento; "Além dos JMI serem um evento esportivo importante, será a oportunidade para divulgar cultura indígena", afirmou; Franco também se reuniu com o deputado federal e ex-dirigente do Corinthians Andrés Sanchez (PT-SP), que apresentou à Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados um requerimento para audiência pública dos JMI (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tocantins 247 - O secretário extraordinário dos Jogos Mundiais Indígenas, Hector Franco, cumpriu agenda nesta quarta-feira, 13, em Brasília. Em reunião com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), Franco apresentou o projeto dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI) e falou de como a cidade de Palmas se prepara para receber o evento, que acontece entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro. Entre os dias 20 e 22 de outubro acontecerá o Fórum Indígena. 

Segundo informações da Prefeitura de Palmas, como resposta, a senadora Lídice apresentou para a Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado um pedido de audiência pública para debater os JMI, que foi imediatamente aprovado, mas ainda sem data definida pela Comissão para acontecer. "Além dos JMI serem um evento esportivo importante, será a oportunidade para divulgar cultura indígena", afirmou a parlamentar por meio de sua página no Twitter.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda em Brasília, Hector Franco esteve com o deputado federal e ex-dirigente do Corinthians Andrés Sanchez (PT-SP), que apresentou à Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados um requerimento para audiência pública dos JMI, solicitando que sejam convidados para a ocasião o secretário Hector Franco, um representante do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena e um representante do Ministério do Esporte. O pedido aguarda aprovação da Comissão.

Além desta ação de divulgação pública dos Jogos na reunião com o deputado Andrés, Franco buscou articular a ida de atletas indígenas Xerentes ao Centro de Treinamento do Corinthians. O projeto visa proporcionar aos atletas indígenas a oportunidade de presenciar a rotina dos jogadores e participar de uma palestra com o técnico de futebol, Tite, vivenciando uma experiência única e motivação extra para a participação nos JMI. Os atletas indígenas Xerentes representam o time da casa nos Jogos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os Xerentes vivem na margem direita do rio Tocantins, na cidade de Tocantínia, que fica a apenas 60 km de distância da Capital, Palmas. Além de fazer parte do Consórcio das Cidades do Lago, do qual a Capital também faz parte, sendo este o principal motivo da escolha da etnia para ser a anfitriã dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas reunirão aproximadamente 2.300 participantes, sendo 24 etnias brasileiras e 22 internacionais do Canadá, Chile, Panamá, Japão e África do Sul. Durante o evento também acontecerá o Fórum Social Indígena, o Festival Artístico das Culturas Indígenas, a Feira das Artes Indígenas e a Feira da Agricultura Familiar Indígena. Haverá ainda a Oca Digital e a Oca da Sabedoria, espaços com programações diversificadas sobre a cultura dos povos indígenas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO