Kaspersky Lab alerta para as falhas de segurança encontradas no WhatsApp

De acordo com a pesquisa, para acessar os grupos de bate-papo, os hackers precisam primeiro ter acesso ao servidor de um aplicativo de mensagens. No entanto, o relatório não fornece um exemplo real desse ataque.

Kaspersky Lab alerta para as falhas de segurança encontradas no WhatsApp
Kaspersky Lab alerta para as falhas de segurança encontradas no WhatsApp

Recentemente, especialistas da Ruhr University Bochum, na Alemanha, descobriram falhas na criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp. Logo em seguida, as organizações de notícias relataram falhas e vulnerabilidade de segurança envolvendo outros aplicativos, como Signal e Threema, que oferecem aos intrusos a oportunidade de adicionar novos membros para conversas em grupo sem que isso seja imediatamente visível para os outros membros. 

Dessa maneira, as mensagens enviadas por outros membros do grupo, bem como suas informações pessoais (nomes e números de telefone) chegam de maneira fácil para intrusos. “A exploração dessas falhas de segurança pode representar uma séria ameaça, especialmente para aqueles que compartilham informações confidenciais em conversas em grupo”, reforça Victor Chebyshev, especialista em segurança da Kaspersky Lab.

De acordo com a pesquisa, para acessar os grupos de bate-papo, os hackers precisam primeiro ter acesso ao servidor de um aplicativo de mensagens. No entanto, o relatório não fornece um exemplo real desse ataque. Segundo Chebyshev, “hackear estes servidores não é uma tarefa fácil, mesmo de uma perspectiva técnica. É preciso muito tempo e esforço. Além disso, o controle do servidor nem é necessário – é muito mais fácil para os invasores hackearem diretamente o dispositivo móvel de um membro do bate-papo de grupo”.

Para os usuários se protegerem de falhas de segurança em aplicativos de bate-papo, a Kaspersky Lab recomenda:

  • Preste muita atenção às conversas em grupo e controle manualmente à adição de novos membros;
  • Evite compartilhar qualquer informação pessoal e confidencial em conversas em grupo; em vez disso, use mensagens diretas;
  • Instale uma solução de segurança no seu dispositivo para protegê-lo de qualquer possível ameaça.

Recentemente, a Kaspersky Lab relatou e descreveu exemplos desse tipo de ataque no Securilist. Mais informações disponíveis em: https://securelist.ru/android-commercial-spyware/88170/.

Sobre a Kaspersky Lab

Fundada em 1997, a Kaspersky Lab é uma empresa global de cibersegurança. A profunda inteligência de ameaças e conhecimentos de segurança da Kaspersky Lab cria constantemente soluções e serviços de segurança para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores em todo o mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui proteção de ponta de ponta e uma série de soluções e serviços de segurança especializados em combater ameaças sofisticadas e ameaças digitais em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que mais importa para eles. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247