Maior evento indígena urbano do Brasil acontece em junho em São Paulo

Além dos indigenistas, o FIUP conta com a presença de pesquisadores, produtores culturais, artistas e estudiosos das medicinas sagradas

www.brasil247.com -
(Foto: Gabriela Di Bella / Fiup)


Em tempos de graves retrocessos nas políticas públicas indigenistas, emergência climática mundial e efeitos sociais catastróficos causados pelo modo de vida insustentável adotado pela sociedade brasileira, o FIUP – Festival Indígena União dos Povos aposta no fortalecimento da luta dos povos indígenas a partir da união dos povos originários, da valorização das tradições, e da escuta reflexiva dos não-indígenas.

E para promover tudo isso e discutir temas relevantes desta causa, representantes de 14 povos indígenas de dez estados brasileiros vão se reunir entre os dias 16 e 19 de junho, em Mogi das Cruzes (SP), no maior evento indígena urbano do Brasil. Além dos indigenistas, o festival conta também com a presença de pesquisadores de diversas áreas, produtores de cultura, artistas, estudiosos das medicinas sagradas e participantes em geral. 

Entre as presenças confirmadas estão: a líder indígena Sônia Guajajara, a atriz Lucélia Santos, o escritor e ativista indígena Daniel Munduruku, o cineasta e líder espiritual Guarani Carlos Papá, a educadora e ativista indígena Cristine Takuá, o antropólogo Terri Vale de Aquino, o designer Pedro Franco, a influencer Cunha Poranga (TikToker 6.5 M) entre outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A programação terá rodas de conversas, pinturas corporais, apresentações culturais, cerimônia com medicinas naturais, gastronomia tradicional, exposição e venda de arte e literatura, entre outras ações que promovam visibilidade às causas sociais e culturais indígenas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem desejar participar do FIUP pode adquirir ingresso com acesso livre para os 4 dias de festival, com hospedagem, estacionamento, alimentação (3 refeições diárias) e teste de Covid-19 incluso e obrigatório. Importante a apresentação do comprovante de vacinação. 

Para saber mais sobre a programação e compra de ingressos, basta acessar o site do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apoio e patrocínio

Outra forma de colaborar é como apoiador ou patrocinador do evento. Para agentes do poder público, instituições ou empresas, os apoios podem ser feitos a partir de cotas ou a partir de recursos de logística e deslocamento das comitivas indígenas, produtos e serviços necessários para realização do evento. 

As contrapartidas são diversas. Para mais informações sobre apoios e parcerias, entrar em contato com a organização do festival por telefone (11) 93955-0516 ou pelo e-mail [email protected].

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o FIUP

Em 2021 a Comitiva Rûnûã Nití, com a curadoria, fotografia e assessoria de imprensa de Nicole Allgranti, realizou a primeira edição do FIUP. 

Com o desafio de uma pandemia mundial em andamento, respeitando os protocolos de saúde pública, realizando testes de Covid nos participantes e com vacina obrigatória, o grupo reuniu algumas pessoas a céu aberto para roda de conversa, venda de artesanatos, vivências indígenas e medicinas naturais da floresta. 

Este ano o FIUP é realizado pela produção da Mar Produções, Comitiva Rûnûã Nití e a curadoria de Nicole Allgranti, e pretende ser maior. 

A comitiva Rûnûã Nítí tem sete anos. É formada por Érica Rosendo, Xinã Yurá Yawanawá, Thiago Minato e Mariana Ribeiro. 

Realiza e participa de encontros que valorizam as medicinas ancestrais indígenas em diversos territórios, formando uma rede de alianças com o propósito de expansão e valorização das culturas indígenas e práticas ancestrais cultivadas no coração das nossas florestas. 

Esta relação fez com que o grupo percebesse as necessidades básicas urgentes e as demandas estruturais de aldeias e comunidades tradicionais do Brasil, abrindo um chamado para o envolvimento da sociedade civil no fortalecimento dessa rede de proteção das tradições.

Serviço

2ª Festival Indígena União dos Povos

Data: 16 a 19 de junho de 2022

Local: Acampamento Terra do Saber, Mogi das Cruzes (SP)

Ingressos aqui.

Há preços especiais para grupos.

www.fiup.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email