Manuela: Só os ricos acham o valor do diesel uma urgência nacional

A presidenciável do PCdoB criticou o aumento de 4,4% no preço do gás de cozinha; "+ de 1,2 milhão de domicílios no BR já cozinham c/lenha devido ao aumento do gás. Dispararam atendimentos por queimaduras por acidentes pelo uso de álcool na cozinha. Só mesmo um BR governado por homens ricos considera o valor do diesel uma urgência nacional e o preço do gás, não"

Manuela: Só os ricos acham o valor do diesel uma urgência nacional
Manuela: Só os ricos acham o valor do diesel uma urgência nacional (Foto: Stuckert)

Rio Grande do Sul 247 - A pré-candidata à presidência da República Manuela D'Ávila (PCdoB) criticou o aumento de 4,4% no preço do gás de cozinha anunciado nesta quarta-feira (4) pela Petrobras.

"+ de 1,2 milhão de domicílios no BR já cozinham c/lenha devido ao aumento do gás. Dispararam atendimentos por queimaduras por acidentes pelo uso de álcool na cozinha. Só mesmo um BR governado por homens ricos considera o valor do diesel uma urgência nacional e o preço do gás, não", escreveu Manuela em sua conta no Twitter.

O botijão de 13 quilos passa a valer R$ 23, 10 a partir desta quinta-feira (5). No acumulado do ano, o GLP apresenta aumento de 5,2%, se comparado ao preço praticado em dezembro do ano passado.

A estatal informou que o reajuste ocorre devido à desvalorização do real frente ao dólar, que apenas entre março a junho foi de 16%, e ao reajuste de 22,9% do preço do GLP no mercado internacional no mesmo período.

Ao citar a cifra de 1,2 milhão, Manuela fez referência aos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em abril. De acordo com as estatísticas, aumentou de 16,1% para 17,6% a parcela de lares que passaram a utilizar carvão ou lenha em substituição ao gás. Mais 1,2 milhão de brasileiros deixaram de utilizar o gás de cozinha no ano passado. 

*Com Agência Brasil

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247