Marconi é sabatinado por jovens da Região Noroeste

Governador se encontrou com jovens da região mais populosa da Capital e numa espécie de arena respondeu perguntas sobre variados temas; tucano reforço compromisso de se manter alinhado às demandas da juventude e destacou os investimentos na educação; "Além de nos preocuparmos com a recuperação da rede física das nossas escolas, também demonstramos confiança na comunidade escolar, dando a ela a possibilidade de administrar o recurso", disse Marconi, citando o programa Nossa Escola, que reformou mais de mil unidades estaduais

marconi
marconi (Foto: José Barbacena)

Goiás247 - O governador Marconi Perillo se encontrou com cerca de 2 mil jovens estudantes da região Noroeste de Goiânia, na noite desta sexta-feira. Foi uma montada uma espécie de arena, Marconi ficou no meio e respondeu diversas perguntas feitas pelos jovens da região mais populosa de Goiânia.

“Estar frente a frente com vocês é uma grande oportunidade. Vamos sempre ouvir suas reivindicações e promover uma política participativa. O jovem já não aceita mais estar apenas ‘do outro lado’. Ele quer ser protagonista e é por isso que estamos aqui”, ressaltou o governador.

Durante o todo o bate-papo, Marconi falou sobre investimentos que realizou em todas as áreas nos seus governos. Um dos pontos altos do debate foi quando educação entrou em pauta. O governador lembrou que, de 2012 até agora, mais de mil unidades educacionais da rede pública estadual – inclusive as localizadas na região Noroeste - foram reformadas por meio do programa “Nossa Escola”, que repassou recursos diretamente para os Conselhos Escolares, responsáveis por decidir como a verba seria aplicada.

“Além de nos preocuparmos com a recuperação da rede física das nossas escolas, também demonstramos confiança na comunidade escolar, dando a ela a possibilidade de administrar todo o recurso”, afirmou o governador, lembrando em seguida que, nesta sua gestão, também foram entregues novas escolas construídas no padrão Século XXI, e que pelo menos outras 40 estão em obras, principalmente no entorno de Brasília. Mencionou ainda o projeto de construção de uma escola técnica, orçado em aproximadamente R$ 9,5 milhões, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segurança
Os estudantes também o questionaram sobre investimentos na segurança pública do Estado. Marconi explicou que, entre outras ações, ampliou os efetivos das Polícias Civil e Militar e que disponibilizou recursos para modernização e compra de novos equipamentos, além de investimentos em serviços de inteligência, de tecnologia de informação e em investigação. O governador aproveitou o encontro para, mais uma vez, cobrar maior participação do governo federal no combate ao crime. “A responsabilidade é de todos nós. Os estados precisam do apoio da União”, reiterou.

Ainda sobre o tema, Marconi Perillo voltou a criticar os adversários que têm usado o assunto de forma demagógica. “Temos ouvido por aí promessas mirabolantes, como a de dobrar o efetivo da Polícia Militar logo nas primeiras semanas de mandato. Mas quem diz isso já foi governador de Goiás e não fez o que devia ter feito, uma vez que o armamento e as viaturas eram da pior qualidade possível e os profissionais eram desvalorizados, trabalhavam sem nenhuma motivação”, disse ele, se referindo ao candidato ao governo pelo PMDB, Iris Rezende. “Estamos firmes na luta para reduzir a criminalidade. Muito foi feito e ainda vamos fazer muito mais. Nós, sim, sabemos como resolver os problemas”, garantiu.

A saúde em Goiás também foi um dos assuntos debatidos no encontro com a juventude. A gestão dos hospitais estaduais pelas Organizações Sociais (OSs) foi bastante elogiada pelos estudantes. Marconi citou a construção do novo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo 2), que vai atender a região Noroeste, onde foi realizado o debate com os jovens. “É o melhor hospital deste Estado”, assegurou.


Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247