Mineiros receberão alerta de chuva forte por SMS a partir do dia 15

A partir do dia 15, os mineiros receberão mensagens no celular com alertas de temporais, enchentes e outras intempéries; O sistema foi criado pelo Ministério da Integração e já está em funcionamento em seis estados brasileiros - até março, todo o país poderá receber esses alertas

celular aviao
celular aviao (Foto: Charles Nisz)

Minas 247 - A tecnologia será aliada contra os riscos causados por chuvas fortes. A partir do dia 15, os mineiros receberão mensagens no celular com alertas de temporais, enchentes e outras intempéries. O sistema foi criado pelo Ministério da Integração. Desde outubro, sete pessoas perderam a vida e 32 cidades decretaram situação de emergência por conta das chuvas em Minas Gerais.

A partir da próxima segunda-feira, todos os celulares ativos no Estado receberão uma mensagem da Defesa Civil. Para se cadastrar, é preciso responder o texto com o CEP dos locais para os quais deseja receber informações. Em Minas, quase 23 milhões de celulares estarão aptos a receber as informações da Defesa Civil.

Quase 20 mil mensagens de alerta já foram enviadas nos seis estados onde o sistema de alertas já está em funcionamento, alcançando 8,6 milhões de celulares. Nesses locais, até o momento, 1,7 milhão de números já foram cadastrados. Minas Gerais integra a quarta fase de implantação do sistema, junto com Goiás e Mato Grosso do Sul. As informações já são disponibilizadas no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Até março, todos os estados contarão com esse sistema de avisos.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247