Movimentos sociais fazem ofensiva nas ruas de Fortaleza

Quinta, sexta e sábado haverá mobilizações e ocupação das ruas de Fortaleza, organizadas pela Frente Brasil Popular. A vinda do ex-presidente Lula, no sábado, deverá ser o ponto alto das mobilizações desta semana

Quinta, sexta e sábado haverá mobilizações e ocupação das ruas de Fortaleza, organizadas pela Frente Brasil Popular. A vinda do ex-presidente Lula, no sábado, deverá ser o ponto alto das mobilizações desta semana
Quinta, sexta e sábado haverá mobilizações e ocupação das ruas de Fortaleza, organizadas pela Frente Brasil Popular. A vinda do ex-presidente Lula, no sábado, deverá ser o ponto alto das mobilizações desta semana (Foto: Fatima 247)

Ceará247 - Esta semana os movimentos sociais, sindicais e as militâncias partidárias de esquerda fazem uma forte ofensiva nas ruas de Fortaleza, em defesa da democracia e contra o golpe. Com a instabilidade política reinante do País, os líderes dos diversos movimentos sociais, organizados através da Frente Brasil Popular, tem como definição ocupar as ruas como estratégia para barrar o golpe em curso, mostrando o repúdio da população aos golpistas. 

Amanhã, quinta-feira (31), a partir das 15 horas, está programada uma caminhada pelas ruas do centro de Fortaleza, saindo da Praça da Bandeira em direção ao Centro Cultural Dragão do Mar, onde haverá um atro show, com discursos a apresentações de artistas locais.

No dia 1 de abril, que no folclore popular é chamado de Dia da Mentira, haverá um ato de repúdio à manipulação da mídia, na Praça da Imprensa, em frente a emissora afiliada da Rede Globo no Ceará, TV Verdes Mares. Segundo a Wikipédia, no Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte. O jornal desapareceu em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. Como se vê, a história do Dia da Mentira no Brasil tem tudo a ver com o atual momento da mídia brasileira, a começar pelo nome do jornal que originou a data.

E no sábado (2/4), a grande manifestação com a presença de Lula, na Praça da Ferreira. O ato, em solidariedade ao ex-presidente e em defesa do mandato da presidenta Dilma, está previsto para começar às 9h30 e integra a agenda nacional de mobilização contra o golpe.

Para o deputado federal e vice presidente nacional do PT, José Guimarães, a vinda de Lula ao Ceará é um sinal de prestígio do PT estadual. Para Guimarães, a recepção a Lula "carregará o sentimento de reconhecimento por tudo o que o ex-presidente realizou pelo Ceará e pelo Nordeste”.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247