Já o professor Sergio Gabrielli, falou sobre os fatos internacionais que interferem diretamente na conjuntura brasileira. Como exemplo citou a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos o desmonte da União Europeia e a mudança na economia chinesa. Gabrielli também falou sobre os desafios que deverão ser enfrentados pela esquerda brasileira. "Nesse momento de indefinição do bloco dominante, nós também temos indefinição no bloco de oposição, ou bloco popular. Precisamos redefinir alianças, uma pauta. Mas também precisamos avançar em termos de propostas para reconquistar os brasileiros", pontuou.

Jandyra Uherara da CUT, lembrou que a esquerda mundial vive um processo de desorganização, defensiva estratégica do socialismo, enraizamento da direita no seio da classe trabalhadora, aumento da concentração e das desigualdades, que demandam do conjunto da classe trabalhadora redefinições concretas de um projeto de sociedade para construção alternativa. "Temos o desafio de vincular as manifestações e coesionar a unidade política em torno de um projeto para o país. Isso tende a dar uma resposta concreta ao conjunto de necessidades da classe trabalhadora. O que estamos vivendo é reflexo de nossos erros. Não há conciliação de classes, mas, sim, o exercício de avançar na organização, no retorno das lutas de massa e num programa horizonte estratégico para a classe trabalhadora", salientou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sergio Sauer , frisou que o governo golpista tomou iniciativas que indicam as intenções de Temer em relação à Reforma Agrária, como a destruição do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o fechamento da Ouvidoria Agrária. Sauer também apontou a volta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o atual processo de demarcação de terras indígenas como "atitudes que identificam quais as intenções do atual governo em relação as pautas centrais da classe trabalhadora". 

Com informações do MST

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO



 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO