No último dia, TRE deve atender 1.600 pessoas

Como não haverá prorrogação e com o prazo terminando hoje (4) para que os eleitores resolvam pendências junto à Justiça Eleitoral, filas imensas foram registradas; as questões a serem regularizadas são: atualização de dados, alistamento e transferência de domicílio eleitoral; expectativa é de que 1.600 pessoas passem pelo fórum, o dobro do registrado nos últimos dias

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Alagoas 247 - Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para que os eleitores possam resolver pendências junto à Justiça Eleitoral. Assim como nos outros dias dessa semana, a fila é grande na frente do Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió.

Segundo o coordenador de serviços gerais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Gustavo Oliveira, a presidência do órgão o atendimento com postos volantes nos principais shoppings da capital. O tempo de espera, porém, continua grande e o movimento deve se intensificar à tarde, acredita ele. 

O atendimento acontece das 7h30 às 13h30 e, em média, cerca de 50 profissionais estão atuando no fórum. O coordenador acrescenta ainda que quem precisa tirar a 2ª via do título e faltou até duas eleições não precisa enfrentar fila, podendo regularizar a situação na próxima semana.

"Vamos fazer o possível para atender a demanda. Sabemos, no entanto, que é sempre assim. Os eleitores retardatários tiveram um ano e meio para resolver as pendências, mas não o fizeram", expõe Gustavo, acrescentando que a expectativa é que 1.600 pessoas passem pelo fórum hoje, o dobro do registrado nos últimos dias.

As questões a serem regularizadas até esta quarta são atualização de dados, alistamento e transferência de domicílio eleitoral. "Não há prorrogação porque o sistema é nacional e temos que concluir o processo 151 dias antes da eleição. Após esta etapa, enviamos as informações para o TSE [Tribunal Superior Eleitoral], que imprime o cadastro de votação e envia para os estados".

Idosos, analfabetos e menores de idade não precisam enfrentar a fila, já que o voto é facultativo. Entre as penalidades para quem não resolver as pendências agora, estão multa de R$ 3,50 e o impedimento de votar nas próximas eleições. Estudantes não podem fazer matrículas em universidades federais.

Com gazetaweb.com

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247