Número de homicídios sobe 18% na capital paulista

Segundo dados divulgados nesta quinta pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registrados 305 casos de homicídios dolosos no primeiro trimestre deste ano em São Paulo; número inclui casos envolvendo acidentes de trânsito; no mesmo período do ano passado, foram 258 casos

Número de homicídios sobe 18% na capital paulista
Número de homicídios sobe 18% na capital paulista (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Folh)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Elaine Patricia Cruz - Agência Brasil

São Paulo - Entre janeiro e março deste ano, o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) cresceu 18% na capital paulista em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados divulgados hoje (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registrados 305 casos de homicídios dolosos no primeiro trimestre deste ano em São Paulo. O número inclui, segundo a secretaria, casos envolvendo acidentes de trânsito. No mesmo período do ano passado foram 258 casos.

O número de homicídios em março deste ano foi bem superior aos dois meses anteriores: 118 casos em março contra 89 casos em fevereiro e 98 em janeiro. O número também é superior ao registrado no mesmo mês do ano passado: 96 casos.

O número de vitimas por homicídios dolosos (que é diferente do número de homicídios, porque um mesmo caso pode envolver mais de uma vitima) também cresceu 18% no primeiro trimestre deste ano, passando de 274 no mesmo período do ano passado para 325 este ano. Só em março deste ano foram 125 vítimas de homicídios dolosos, superando as 91 vítimas de fevereiro.

Em todo o estado de São Paulo, 1.189 casos de homicídios dolosos foram registrados no primeiro trimestre deste ano, com 403 casos apenas em março. No ano passado, no mesmo período, aconteceram 1.078 casos de homicídios dolosos. O número de vítimas de homicídios dolosos também cresceu em todo o estado no mesmo período, passando de 1.142 no primeiro trimestre do ano passado para 1.276 em igual período deste ano.

No primeiro trimestre deste ano, também houve aumento nos casos de latrocínio, estupro, roubos e furtos. Os casos de latrocínio passaram de 85 entre os meses de janeiro e março do ano passado para 101 este ano em todo o estado. Só na capital paulista, o número de casos quase dobrou, passando de 22 para 40 casos.

Em todo o estado paulista, foram notificados 3.356 casos de estupro entre janeiro e março deste ano, superior aos 3.063 casos registrados em igual período do ano passado. Na capital, os casos de estupro somaram 867 ocorrências no primeiro trimestre do ano, enquanto no ano passado foram 688 casos.

Os casos de roubos (que incluem roubo a banco e de cargas) chegou a 59.260 casos em todo o estado no primeiro trimestre deste ano, superando os 58.526 casos em igual período de 2012. A capital responde por 28.123 casos de roubos no período. Já os casos de furtos no estado passaram de 132.304 para 138.125 casos no período, enquanto a capital registrou 48.886 casos de furtos entre janeiro e março deste ano.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria de Segurança Pública disse que não iria comentar os números por enquanto.

Edição: Fábio Massalli

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247