Os bastidores da breve Turma do Lacerda

Endereço eletrônico e perfil no Facebook com críticas irônicas ao prefeito de BH ganharam milhares de seguidores em apenas uma semana. Mas estão fechados depois que o deputado Délio Malheiros (PV) passou a apoiar Marcio Lacerda. Hoje, o publicitário e empresário Pedro Guadalupe, autor do site, é disputado por vereadores e prefeituráveis da cidade

Os bastidores da breve Turma do Lacerda
Os bastidores da breve Turma do Lacerda (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Minas 247 - Pedro Guadalupe tem 26 anos e desde os 12 trabalha com informática. Há dois anos, começou a trabalhar com marketing político. Há apenas duas semanas, criou o site A Turma do Lacerda. Em apenas dois dias, a página do Facebook já tinha mais de 1000 seguidores e as brincadeiras do site tomaram conta das redes sociais usadas pelos belo-horizontinos.

Lacerda, no caso, é o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB). A Turma do Lacerda começou como uma brincadeira, foi ganhando peso e virou coisa séria. Hoje, está fechado, a espera de uma melhor definição do complexo quadro eleitoral em BH. No endereço (www.turmadolacerda.com), o visitante no momento vê apenas a foto do ator Thiago Lacerda - ironicamente, homônimo do filho do prefeito, que até há poucos meses era o presidente do Comitê Executivo da Copa em BH. Acima da foto do ator, o bem-humorado slogan “Juntos com o melhor ator do Brasil”, um trocadilho com campanha publicitária veiculada por uma revista da capital no ano passado (“O melhor prefeito do Brasil”, dizia a capa da revista).

O site era - ou é, se voltar ao ar - uma coletânea de notícias irônicas e críticas envolvendo o candidato socialista à reeleição. Um exemplo: uma das notas comparava Lacerda ao ex-prefeito Sérgio Ferrara (eleito em 1985 pelo PMDB), famoso por vender terrenos da prefeitura. Uma das críticas feitas ao atual prefeito é exatamente a venda de lotes públicos para a construção de empreendimentos imobiliários e comerciais.

Há outras razões para o fechamento do site, além de estar a espera de algum candidato interessado - Pedro Guadalupe admite conversas adiantadas com o coordenador da campanha de Patrus Ananias (PT), o vice-prefeito Roberto Carvalho. A página estava informalmente vinculada ao deputado estadual Délio Malheiros (PV), um dos mais contundentes críticos do prefeito da cidade até o início da semana passada. Numa dessas reviravoltas políticas que todos conhecem, Délio, como se sabe, virou o vice de Lacerda. Guadalupe, admitindo certa decepção, resolveu interromper o conteúdo da página, tanto no Facebook quanto no site.

Mágico nas horas vagas - já foi profissional de ilusionismo há alguns anos -, Pedro Guadalupe já tem fechada algumas campanhas majoritárias no interior do estado. Fará nelas basicamente o trabalho de “guerrilha de internet”. Ele está entre os 50 primeiros no ranking de influência do Twiiter no Brasil, segundo o site Tweetrank, à frente de nomes conhecidos mundialmente, como o escritor Paulo Coelho. Em seu estúdio, guarda algumas relíquias musicais e visuais só esperando a hora exata de pôr no ar e infernizar a vida de muito candidato no estado. É o caso da Turma do Lacerda. Hoje, ele negocia com o PT a volta da página, mas, empresário do ramo publicitário, não se fecha a uma eventual composição com os tucanos, apoiadores do prefeito, este ano. “Mas eu gostaria mesmo de trabalhar com o Patrus”, afirma Guadalupe. “Gosto do Patrus, continuo grande admirador do Délio, do Aécio, do Lula, mas admito uma birra com o Lacerda.”

Tudo começou quando, há cerca de dois, a Prefeitura de Belo Horizonte quis vender a rua Musas, no bairro Santa Lúcia, região nobre de BH, para construir um hotel. O pai do publicitário e especialista em internet, o professor Jacyntho Brandão (reconhecido como um dos maiores especialistas em língua grega antiga no mundo) mora na Musas. A pressão foi tão grande dos moradores na época - incluindo a participação de Pedro nas redes sociais - que a PBH desistiu do projeto (embora tenha voltado com ele há três semanas).

A assessoria de imprensa de Délio Malheiros nega que o parlamentar estivesse por trás de a “Turma do Lacerda”. Guadalupe confirma que nunca recebeu nada pelo site, mas que o maninha no ar devido à afinidade que tinha com a antiga oposição do deputado do PV ao prefeito.

Em tempo: o perfil oficial de Délio no Facebook foi desativado. A página tinha várias críticas ao prefeito Lacerda, hoje companheiro do deputado estadual nas eleições de outubro.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247