Pimenta: “no RS, Lula vai se reencontrar com a história”

[O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), natural de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, destacou a agenda do ex-presidente pelo Rio Grande do Sul, que, nesta quarta-feira (21), estará em São Borja, no Sudoeste do estado; “A visita a São Borja tem um simbolismo muito particular, pois é o encontro de Lula com a história do Brasil. A visita a Getúlio Vargas nos leva ao grande debate sobre a Previdência, as questões trabalhistas e a defesa do nosso petróleo. Falando de Jango, vamos relembrar as reformas de base, a reforma agrária e, com Brizola, sobre educação, o monopólio das comunicações, como a Globo”

Pimenta: “no RS, Lula vai se reencontrar com a história”
Pimenta: “no RS, Lula vai se reencontrar com a história” (Foto: Esq.: Fabio Pozzebom-ABR / Dir.: Stuckert)

Rio Grande do Sul 247- O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS), natural de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, destacou a agenda do ex-presidente pelo Rio Grande do Sul, que, nesta quarta-feira (21), estará em São Borja, no Sudoeste do estado.

“A visita a São Borja tem um simbolismo muito particular, pois é o encontro de Lula com a história do Brasil. A visita a Getúlio Vargas nos leva ao grande debate sobre a Previdência, as questões trabalhistas e a defesa do nosso petróleo. Falando de Jango, vamos relembrar as reformas de base, a reforma agrária e, com Brizola, sobre educação, o monopólio das comunicações, como a Globo”, afirmou.

O congressista lembra, ainda, a visita que Lula fará a São Miguel das Missões, local que foi palco de resistência dos guaranis sobre os impérios espanhol e português, símbolo da luta contra o imperialismo. “Essa é uma caravana muito especial, pois tem esse resgate histórico que faz todo sentido quando também vemos o legado de seus governos”, disse Pimenta.

Segundo Pimenta, a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Sul é uma grande oportunidade de denunciar a situação “dramática”. “Temos um governo falido, que não paga salários. Então, o povo lembra daquele momento positivo quando tivemos uma economia baseada na capacidade de consumo, uma ideia de desenvolvimento para o estado que possui uma indústria importante como o setor moveleiro, por exemplo. Então, nesse momento, o que o presidente Lula defende tem a ver com toda a necessidade do povo gaúcho”, afirma o parlamentar.

Em Santa Maria, 8.701 famílias foram beneficiadas só no programa Bolsa Família em 2016, o que representa quase 35 mil pessoas atendidas. Mais de 500 famílias se beneficiaram com o Luz para Todos, e com o Minha Casa, Minha Vida, foram 6.410 moradias (5.512 das quais entregues), num investimento de mais de R% 420 milhões.

Na Saúde, 19 médicos do programa Mais Médicos atenderam 55,6 mil pessoas, e um total de 86.600 pessoas foram beneficiadas pelos medicamentos gratuitos distribuídos em 86 farmácias da rede Aqui tem Farmácia Popular.

Além de ter criado cem novas vagas de medicina desde 2013, o legado do governo Lula na saúde conta ainda com três equipes de saúde bucal e um Centro de Especialidades Odontológicas com o Brasil Sorridente, além de três ambulâncias básicas e uma UTI móvel no SAMU.

No Pronaf, foram 461 contratos na safra de 2015/2016, com recursos de R$ 15,79 milhões.

Na educação, as matrículas no Ensino Superior cresceram de 16 mil para 30 mil entre 2003 e 2014, foram concedidas 4.514 bolsas no PROUNI, 4.555 contratos no FIES e 20.674 matrículas no Pronatec.

*Com informações do PT na Câmara

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247