“Políticas públicas ajudaram no crescimento dos games BR”, diz pesquisador

Pedro Santoro Zambon é o responsável pelos eventos de indústria no SBGames 2018 que vai ocorrer em Foz do Iguaçu.

“Políticas públicas ajudaram no crescimento dos games BR”, diz pesquisador
“Políticas públicas ajudaram no crescimento dos games BR”, diz pesquisador

Por Pedro Zambarda, editor do DigiClub.

O XVII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, chamado de SBGames, ocorrerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2018 em Foz do Iguaçu. O evento, considerado o maior no meio acadêmico, ocorrerá no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort. Um dos assuntos que será discutido lá é a indústria de jogos eletrônicos.

O "chair" responsável sobre o assunto "indústria" é o pesquisador Pedro Santoro Zambon, da Unesp. Ele é responsável pelo aplicativo Games BR, catálogo de jogos brasileiros que recebeu incentivo do Ministério da Cultura, e participou do Segundo Censo da cena brasileira de videogames organizado pelo grupo Homo Ludens contratada pelo mesmo ministério em cooperação com a Unesco.

"Em uma das mesas no SBGames discutiremos sustentabilidade e fracasso. 20,7% de mulheres estão trabalhando nesse mercado, quantidade que triplicou em relação a 2014, apesar de ter uma disparidade de gênero. Há 375 empresas no Brasil focadas em jogos eletrônicos com mais de 2700 trabalhadores. Políticas públicas contribuíram para a hegemonia do cenário no sudeste, sendo que há órgãos como a SPCine, enquanto o restante do Brasil depende de financiamento do governo federal. Esse tipo de fomento não aumenta o número de empresas, mas fortalece a indústria", pontua Pedro.

Boa parte do crescimento descrito pelo especialista se deu de 2009 adiante (gestões Lula e Dilma), no maior boom econômico do Brasil depois da ditadura militar.

DigiClub/Drops de Jogos fez uma entrevista com o pesquisador abaixo sobre o SBGames e seus dados sobre a indústria. Assista.

Serviço

SBGames 2018
Local: Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort em Foz do Iguaçu, Paraná
Mais detalhes no site oficial: https://www.sbgames.org/sbgames2018/
Credenciamento de imprensa: https://goo.gl/forms/Pf4sPJYIxWLJMBjQ2

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247