Presidente da Alemanha renuncia após escândalo

Eleito em 2010, Christian Wulff foi denunciado pelo Ministrio Pblico de Hannover por suspeita de prevaricao (abuso de poder)

Presidente da Alemanha renuncia após escândalo
Presidente da Alemanha renuncia após escândalo (Foto: Fabrizio Bensch/REUTERS )

Agência Brasil - O presidente da Alemanha, Christian Wulff, de 52 anos, deve anunciar hoje (17) seu pedido de demissão do cargo. Eleito em 2010, Wulff foi denunciado pelo Ministério Público de Hannover (no Norte da Alemanha) por suspeita de prevaricação (abuso de poder). A expectativa é que ele anuncie sua decisão no final desta manhã (horário de Berlim), no castelo de Bellevue, na capital alemã.

A Alemanha é uma república parlamentarista que reúne 16 estados. O presidente da República tem funções administrativas, enquanto as decisões políticas e econômicas são definidas pelo chanceler. Nesse caso, pela chanceler alemã, Angela Merkel – considerada uma das líderes políticas mais influentes do mundo.

Merkel desmarcou a viagem marcada para hoje a Roma, na Itália, devido ao anúncio de Wulff. Nos últimos meses, a chanceler alemã liderou as negociações na Europa para minimizar os efeitos e impactos da crise econômica internacional na região. A Alemanha é uma das economias mais sólidas do mundo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247