Programa Lavoura Comunitária atende 13 mil famílias

150 municípios goianos são contemplados com ações do programa onde o governo estadual oferece insumos necessários para o plantio, enquanto prefeituras disponibilizam maquinário. Maior colheita é a de arroz e parte da produção é destinada à OVG

GoiásAgora_ O Programa Lavoura Comunitária já atende quase 13 mil famílias, cerca de 100 mil pessoas de baixa renda. O programa de natureza social é uma parceria do governo de Goiás com prefeituras e entidades, cujo objetivo é aliar a mão de obra de agricultores ao fornecimento de sementes e fertilizantes para atingir a segurança alimentar e nutricional das famílias dos próprios agricultores.

De acordo com o secretário da Agricultura (Seagro), Antônio Flávio Camilo de Lima, os agricultores cadastrados aplicam a experiência do campo em seus hectares, as prefeituras fornecem as máquinas e o governo estadual, os insumos necessários. “A nossa maior safra é a de arroz” diz, lembrando que a colheita é destinada às famílias que participam do programa, sendo 2% encaminhados à OVG para futuras doações.

Com o investimento de R$ 36,9 milhões, o Lavoura Comunitária está presente em cerca de 150 municípios goianos. “Este ano tivemos o nosso orçamento dobrado para que o programa fosse ampliado”, disse o secretário. “Antes, a secretaria fornecia 150 quilos de insumos por hectare. Passamos para 250 quilos . Quase dobramos e dobramos também a concentração de nutrientes nos insumos”, explicou Antônio Flávio. O resultado desse investimento é a possibilidade de uma colheita muito mais farta.

Todas as entidades goianas podem se inscrever no Lavoura Comunitária, desde que devidamente regularizadas. “Estamos trabalhando com entidades devidamente regularizadas, ou seja, que tenham certidão em dia e estão em condições de receber benefícios públicos. O secretário acredita que essa é uma maneira transparente de aplicar os recursos públicos.

O secretário da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, representou o governador Marconi Perillo no lançamento da colheita do Programa Lavoura Comunitária de Santo Antônio de Goiás, safra 2012-2013. O evento foi realizado na manhã da última sexta-feira, dia 3, na divisa do Loteamento Orlando de Morais ao lado da Cerâmica na Fazenda São Domingos.

Santo Antônio é o primeiro município que realiza a colheita, com estimativa de investimento ultrapassando mais de R$ 3,8 milhões em todo o Estado. Desde o início desta década, foram colhidos aproximadamente 6,4 milhões de sacas de grãos (milho e arroz), totalizando 233 mil hectares cultivados em diferentes regiões, sobretudo nas marcadas por carências econômicas e sociais.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247