Roberto Cláudio faz balanço e anuncia projetos para 2018

Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (1), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez um balanço das ações da Prefeitura realizadas em 2017 e os projetos que serão implantados este ano. Entre eles estão a inauguração de mais seis Escolas em Tempo Integral e 13 Centros de Educação Infantil, a criação de dois Cucas, a urbanização das lagoas, a entrega da primeira etapa do IJF2, da Policlínica do Hospital da Mulher e a reforma da praça José de Alencar

Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (1), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez um balanço das ações da Prefeitura realizadas em 2017 e os projetos que serão implantados este ano. Entre eles estão a inauguração de mais seis Escolas em Tempo Integral e 13 Centros de Educação Infantil, a criação de dois Cucas, a urbanização das lagoas, a entrega da primeira etapa do IJF2, da Policlínica do Hospital da Mulher e a reforma da praça José de Alencar
Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (1), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) fez um balanço das ações da Prefeitura realizadas em 2017 e os projetos que serão implantados este ano. Entre eles estão a inauguração de mais seis Escolas em Tempo Integral e 13 Centros de Educação Infantil, a criação de dois Cucas, a urbanização das lagoas, a entrega da primeira etapa do IJF2, da Policlínica do Hospital da Mulher e a reforma da praça José de Alencar (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará 247 - O prefeito Roberto Cláudio (PDT), apresentou, na manhã desta quinta-feira, 1°, durante a abertura da 2ª Sessão Legislativa da 18° Legislatura, um balanço das ações da Prefeitura realizadas em 2017 e os projetos que serão implantados neste ano de 2018, que já possuem previsão orçamentária.

O gestor destacou a boa relação com todos os vereadores, tendo em vista o interesse comum que é buscar o melhor para a cidade.“Satisfação poder retornar a casa do povo de Fortaleza, e dizer da minha gratidão, do reconhecimento ao presidente Salmito pela liderança e trabalho sério. Destacar a boa relação com os vereadores, que tratam do interesse da cidade e mantém o debate em alto nível.”, frisou.

Na área da saúde, o prefeito elencou as diversas ações da pasta, como o lançamento da plataforma digital Avalie, a modificação do regime de compra e de logística dos medicamentos, através da instalação de 7 Centrais de Medicamentos nos Terminais da cidade. A reforma do posto de saúde do Bom Jardim e do Maria de Lourdes Jereissati, posse de novos coordenadores, instalação de 18 novos leitos no Frotinha de Messejana e 16 leitos no Frotinha Antônio Bezerra.

Também foi criado o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, três salas de apoio à amamentação e coleta de leite materno, seleção pública para 200 profissionais na área de saúde, criação de novas unidades para atendimento de acolhimento para internamento de dependentes químicos. “Entregamos a primeira Clínica Odontológica bebê, e dois Centros Especializados de Atenção ao Diabético e Hipertenso. Também fomos a primeira cidade a abrir publicamente um cadastro de filas cirúrgicas, através do Sistema Integrado de Cirurgias.”, pontuou.

Já na área de educação, Roberto Cláudio destacou que 96% das Escolas Municipais obtiveram nível de satisfação no Spaece. “Fomos eleitos a 1ª capital do Norte e Nordeste em leitura, escrita e matemática. Realizamos a entrega de novos Centros de Educação Infantil, sendo a capital com o maior número de vagas do país, no meio de uma crise. Fizemos ainda a 3ª edição do Festival de Música da Juventude e a segunda edição da Copa Areninha com 11 mil atletas, tivemos mais de 300 mil atendimentos na rede Cuca. Na Academia Enem, mais de 10 mil vagas foram ofertadas com muitas aprovações nas Universidades, além da primeira edição do programa Juventude Sem Fronteiras.”, frisou.

O prefeito ainda ressaltou outras iniciativas, como a reforma de 24 praças, do Estoril, do Parque Adail Barreto, a inauguração do Centro Cultural Belchior, do Mercado Gastronômico do Mercado dos Pinhões. O início do restauro do teatro São José, a entrega das passarelas do canal do Lagamar. “Fechamos o ano com todos os editais pagos, entregamos o primeiro trecho da Aguanambi.

Trocamos 34 mil pontos de luz branca, instalamos seis estações novas do carro elétrico, seis Ecopontos, a Pousada Social e o Centro de Convivência para os moradores de rua. Também tivemos a criação do Fundo Municipal para promoção dos direitos das pessoas com deficiência, entrega de 363 cadeiras de rodas e a criação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal.”, elencou.

Na área da economia, o prefeito agradeceu o empenho do Legislativo no debate e aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo e da Lei do Comércio. “Através do programa Fortaleza Competitiva e da aprovação dessas leis, tivemos de 2014 a 2017, o crescimento de mais de 920% na emissão de licenças ambientais e alvarás de construção, saindo de 3532 para 36.254. Em 2017 tivemos o maior saldo de empregos do país.”, destacou.

Projetos

Já entre as ações previstas para 2018, Roberto Cláudio ressaltou as que já possuem previsão no Orçamento 2018, aprovado pelo Legislativo. “Vamos criar 15 Areninhas e 20 Mini Areninhas numa parceria com o Governo do Estado, 30 Brinquedopraças, 5 Células de Proteção Comunitária, com a presença da Guarda na promoção de paz e cidadania e ajudando o trabalho da Polícia Civil e Militar. Além da inauguração de mais seis Escolas em Tempo Integral e 13 Centros de Educação Infantil.”,elencou.

Também estão previstas, a criação de dois Cucas, um no Pici e outro no José Walter, a urbanização das lagoas, a entrega da primeira etapa do IJF2, da Policlínica do Hospital da Mulher, a reforma da praça José de Alencar, a inauguração de 36 Ecopontos e 54 praças. Além da entrega de 800 novas cadeiras de rodas.

“Você faz Fortaleza”

O prefeito ainda realizou o lançamento do projeto “Você Faz Fortaleza”, que tem como objetivo coletar a opinião dos cidadãos sobre os projetos de infraestrutura para a Capital. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura e Câmara com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e vai disponibilizar 40 totens em diversos pontos de Fortaleza.

De acordo com Roberto Cláudio, os totens disponibilizarão para a população, áreas de Fortaleza que poderão sofrer intervenções a partir de projetos da gestão municipal. A votação acontecerá até o dia 28 de fevereiro e o projeto que for mais votado será executado pela Prefeitura até o ano de 2020.

“Esse é um instrumento novo de participação popular para a Prefeitura e Câmara ouvir a cidade e tomar decisões conforme o voto popular. Promessa nossa e estamos aqui lançando essa iniciativa. Na primeira enquete estamos apresentando nove áreas, e a mais votada, eleita pelo povo como prioridade para a cidade, será contemplada pela gestão.”, destacou.

Os totens serão distribuídos nos sete terminais, nas Upas, nos Cucas, na Câmara Municipal e na Beira Mar. A população vai poder escolher entre o Lago Jacarey, Lagoa de Porangabussu, Praça e Mercado do Carlito Pamplona, Zoológico Sargento Prata, Horto e Lagoa do Passaré, Cidade da Criança e Praça Coração Jesus, Praça e Mercado de Messejana, Parque da Sabiaguaba, Barra do Ceará e Parque Lagoa da Viúva.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247