Ronaldinho marca, é expulso e Fla derrota Flu por 2 a 0

O tricolor foi superior durante grande parte do jogo, mas a grande atuao do goleiro Paulo Victor garantiu a vitria para o rubro-negro

Ronaldinho marca, é expulso e Fla derrota Flu por 2 a 0
Ronaldinho marca, é expulso e Fla derrota Flu por 2 a 0 (Foto: André Portugal/VIPCOMM)

Dois campeões do mundo levaram o Flamengo a derrotar o Fluminense no tradicional clássico que este ano comemora um século de confrontos. Ronaldinho Gaúcho e Kleberson, destaques da campanha do Brasil na Copa de 2002, disputada na Coreia do Sul e Japão, decidiram o jogo neste domingo à noite, no Engenhão válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, a Taça Rio. Com o placar de 2 a 0, desenhado no primeiro tempo, a dupla "vingou" assim a vitória do Flu por 3 a 2, na primeira vez que os dois times se enfrentaram, em julho de 1912.

O resultado deixou o Flamengo em quarto lugar no Grupo A, com seis pontos. O Flu, embora só com três pontos, está em terceiro no Grupo B. O clássico foi esvaziado por opção dos dois técnicos e por uma atitude impensada de Ronaldinho. Ele cometeu falta violenta em Wagner e foi expulso aos 39 minutos de jogo.

No meio de semana, Fla e Flu têm jogos pela Taça Libertadores. Por isso, Abel Braga poupou vários titulares. Joel Santana seguiu o mesmo caminho para o rubro-negro até porque vários jogadores ainda se recuperam de problemas médicos e físicos. Isso explica o público presente: apenas pouco mais de 14 mil pessoas.

O Flu foi melhor a maior parte do tempo, mas a imprudência do lateral Thiago Carleto e a desatenção de sua zaga determinaram o placar. Soma-se a isso a excelente atuação do goleiro do Fla, Paulo Victor. Ele fez pelo menos dez defesas difíceis e saiu de campo reverenciado pelos flamenguistas.

No primeiro gol do Flamengo, Carleto derrubou Galhardo sem necessidade dentro da área. Pênalti, convertido por Ronaldinho Gaúcho, que anda em atrito com a torcida do clube - na quinta-feira, contra o Emelec, pela Libertadores, ele recebeu vaias intensas no Engenhão. Logo depois, Magal cruzou da esquerda, a defesa do Flu não conseguiu afastar a bola e Kleberson completou com um chute forte.

A vantagem de 2 a 0 do Fla poderia ser justificada assim: o Flu dominava, tentava marcar de longe e na base dos cruzamentos sobre a área e seus atacantes desperdiçavam várias oportunidades enquanto o rubro-negro foi ao ataque com objetividade apenas duas vezes no primeiro tempo e definiu a partida.

Restava ainda a etapa final. O Fla com um a menos segurou o ímpeto do adversário, que criava e concluía mal e ainda esbarrava numa noite muito feliz de Paulo Victor. “Clássico é assim, decidido no detalhe”, lamentou Abel Braga. Já Ronaldinho Gaúcho não se conformava com a expulsão. “Ele (o árbitro) está de sacanagem. Ele já vinha dizendo que ia me expulsar”, declarou.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 2 X 0 FLUMINENSE

FLAMENGO - Paulo Victor; Galhardo, Gonzalez, David Braz e Magal; Muralha (Rômulo), Luiz Antônio, Kleberson e Thomás (Diego Maurício); Ronaldinho Gaúcho e Vágner Love (Deivid). Técnico - Joel Santana.

FLUMINENSE - Diego Cavalieri; Souza, Leandro Euzébio, Anderson e Thiago Carleto; Edinho (Wallace), Diguinho, Wagner e Jean (Lanzini); Rafael Sóbis (Samuel) e Rafael Moura. Técnico - Abel Braga.

GOLS - Ronaldinho, aos 22, e Kleberson, aos 24 minutos do primeiro tempo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247