Salão de jogos e comida à vontade; conheça o escritório do Facebook em São Paulo

Informalidade e bem-estar - conheça os detalhes do escritório da maior rede social do planeta em São Paulo; salão de jogos, minicozinhas e até uma Kombi fazem parte das atrações do escritório paulistano do Facebook

Salão de jogos e comida à vontade; conheça o escritório do Facebook em São Paulo
Salão de jogos e comida à vontade; conheça o escritório do Facebook em São Paulo (Foto: JONATHAN NACKSTRAND)

Do Infomoney

Fundado em 2004 por Mark Zuckerberg e seus colegas da Universidade de Harvard Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin, o Facebook se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O que começou em um quarto de faculdade é acessado, atualmente, por mais de 1,9 bilhão de pessoas todos os meses, sendo 85,8% de usuários situados fora dos Estados Unidos e do Canadá.

Treze anos depois, a empresa possui 18.770 funcionários espalhados nos 48 escritórios ao redor do mundo, treze deles nos EUA. No Brasil, a empresa está situada na cidade de São Paulo e em Brasília.

Na última quinta-feira (8), o InfoMoney conheceu o escritório do Facebook na capital paulista. No total, são quatro andares (três de escritório e um para eventos), com paredes decoradas e coloridas, restaurante, minicozinhas em diferentes locais, assim como sala de jogos, áreas de descanso e estúdio de gravação.

Conheça o escritório do Facebook em São Paulo:

Restaurante

O Facebook serve a seus funcionários três refeições por dia em seu próprio restaurante: café da manhã, almoço e lanche da tarde. No horário do almoço, entre 12h e 14h, o refeitório é ocupado pelas dezenas de funcionários que se servem à vontade nos buffets de salada, massa, pratos quentes e sobremesa. Com menus que variam durante a semana, os funcionários podem aproveitar o dia do cardápio árabe, japonês, entre outros. Bebidas também podem ser escolhidas nas geladeiras do local.

O teto inacabado, presente em todos os escritórios da marca no mundo, é proposital e é uma lembrança ao fato de que o Facebook não foi criado para ser uma empresa, ou seja, que a “jornada só está 1% concluída”. Em outras palavras, é uma forma de fazer com que os funcionários tenham em mente que nada está terminado, e que todo dia é preciso fazer algo novo, pois a empresa está em um processo contínuo de construção.

Sala de jogos

Seguindo a ideologia de que cada pessoa trabalha de uma forma diferente, o Facebook oferece uma sala de jogos com mesa de pingue-pongue, jogos de tabuleiro, pebolim, videogame e até aulas de Yoga nas quartas-feiras pela manhã. O funcionário pode, ao longo do dia, fazer intervalos e organizar seus horários de forma que renda mais no trabalho.

Minicozinhas

Pelo fato do Facebook acreditar que uma boa alimentação é algo básico e fundamental para todos, o escritório é repleto de pequenas cozinhas, que oferecem bebidas como chás, água de coco, refrigerante, sucos, águas, entre outros. Há também iogurtes, sorvetes, bolachas, barrinhas de cereal, frutas e doces, que podem ser consumidos à vontade.

Ambiente informal

O escritório do Facebook é amplo e separado pelas áreas de atuação da empresa. Nos corredores, diversos adesivos, quadros e paredes coloridas decoram e reforçam a informalidade do ambiente. Sofás, cartazes e balões também marcam presença.

Paredes

Todas as paredes do escritório são coloridas. Algumas delas, porém, acompanham desenhos, grafites e até assinaturas de artistas que visitaram o escritório.