Sinduscon-CE lança Programa Qualidade de Vida na Construção 2015

O Sinduscon lançou, na manhã desta quarta-feira, o Programa Qualidade de Vida na Construção 2015. O principal tema deste ano é “Saúde do Coração e Cidadania”. O programa pretende levar ações de conscientização e orientação sobre a prevenção de doenças cardíacas para os cerca de 90 mil operários da construção civil no Ceará

O Sinduscon lançou, na manhã desta quarta-feira, o Programa Qualidade de Vida na Construção 2015. O principal tema deste ano é “Saúde do Coração e Cidadania”. O programa pretende levar ações de conscientização e orientação sobre a prevenção de doenças cardíacas para os cerca de 90 mil operários da construção civil no Ceará
O Sinduscon lançou, na manhã desta quarta-feira, o Programa Qualidade de Vida na Construção 2015. O principal tema deste ano é “Saúde do Coração e Cidadania”. O programa pretende levar ações de conscientização e orientação sobre a prevenção de doenças cardíacas para os cerca de 90 mil operários da construção civil no Ceará (Foto: Fatima 247)

Na busca pela prevenção, o Programa Qualidade de Vida na Construção 2015 (PQVC) vai trabalhar o tema “Saúde do Coração e Cidadania” junto aos mais de 90 mil operários. Os problemas do coração são a primeira causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, uma em cada três mortes é causada por doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral. As pessoas que estão mais expostas apresentam fatores de risco, como o colesterol alto, obesidade, tabagismo, pressão alta e consumo excessivo de sal e sódio.

O lançamento oficial aconteceu nesta quarta-feira (01 de abril), às 7h, no canteiro de obras da construtora Magis, situado no Cocó. Ao longo do ano, serão realizadas oficinas dentro dos canteiros de obras e no horário de trabalho, com atendimento gratuito aos operários. Com foco na saúde, teremos o "Circuito Saúde​"​ com aferição da pressão arterial, cálculo do IMC e teste de glicemia e a oficina “Saúde do Coração”, com ​apresentações de teatro conscientizando os operários sobre a prevenção de doenças cardíacas. “A preocupação da saúde no Programa Qualidade de Vida na Construção é tema primordial para os nossos operários. Queremos criar entre eles o hábito da prevenção de doenças, melhorando assim a qualidade de vida”, declarou Paula Frota, vice-presidente de Sustentabilidade do Sinduscon-CE.

Outro destaque do Programa Qualidade de Vida 2015 será o tema da cidadania, com as oficinas “Valores que Constroem”, que aborda situações do cotidiano que incentivam a mudança de atitudes e reforçam os conceitos de cidadania e “Valores do Esporte na Construção”, com vídeos ilustrativos que buscam uma reflexão comportamental​. “O Sinduscon-CE neste ano de 2015 vai focar suas ações nos valores de cidadania, hoje esquecidos por nossa sociedade. Queremos sim fazer a diferença”, enfatizou André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE.

HISTÓRICO – Desde o início do programa, já foram beneficiados cerca de 90 mil operários. Em 2006, o programa conquistou o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social e, desde 2008, as oficinas de educação desenvolvidas nos canteiros de obras foram escolhidas pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) como referência nacional e difundidas como seu projeto de educação para o trabalhador da construção.

Com a consultoria de comunicação corporativa da VSM Comunicação, o PQVC venceu, ainda, a etapa nacional do Prêmio Aberje 2009 (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Foi a primeira vez que um projeto cearense conquistou o mais importante prêmio da comunicação corporativa do país.

Em 2014, o programa teve como tema central “A Vida não é brincadeira – Não use drogas!”. Para conscientizar e orientar os trabalhadores, foram realizadas oficinas dentro do horário de expediente, tendo apresentação de teatro, filmes, atendimento médico e depoimentos de ex-dependentes químicos.

 

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247